O relatório de estágio consiste em um documento no qual o estudante expõe todos os aspectos referentes à sua experiência no estágio profissional que é exigido na grade curricular do curso. Como o próprio nome indica, trata-se de um relato das atividades realizadas e do aprendizado que foi alcançado graças a elas.
Fundamentação Teórica: Nessa etapa você seleciona a teoria, os conceitos que dão sustentação à prática desenvolvida, quando tratamos do conhecimento científico. É necessário citar nomes de teóricos que consideram relevantes suas teorias ao que se refere às ações do Coordenador Pedagógico.
Fundamentação teórica: apresenta as referências nas quais se baseia a pesquisa. Pesquisar é procurar informação que não se sabe e precisa saber. Para isto o trabalho científico precisa de fontes fidedignas. É necessário conhecer as fontes e os métodos de busca.
A construção de uma narrativa lógica a partir das citações resulta na fundamentação teórica.
Deve conter um texto que apresente a empresa em que o estágio foi realizado, abordando informações sobre um breve histórico da organização, caracterização do segmento de mercado, infraestrutura do local de trabalho e principais atividades realizadas no setor, redigidos de forma resumida até a metade da próxima página.
As diferentes denominações indicam também campo em disputa de significações. Em tese, a definição do campo de estágio tem por pressuposto a oferta de uma experiência que possibilite a análise crítica de uma prática social que apresente uma dimensão crítica e transformadora do processo educacional.
Quais são os itens necessários no plano?
identificação do supervisor:
3- Desenvolvi novas habilidades profissionais relacionadas a minha área de formação. 4- Adquiri conhecimentos técnicos relacionados a minha área de formação. 5- Desenvolvi uma rede de relacionamentos profissionais que provavelmente me serão úteis no futuro. 6- Colaborei na resolução de problemas durante meu estágio.
Diferente de um emprego tradicional, o estágio proporciona ao aluno uma experiência de aprendizado, na qual, situações e práticas da profissão são repassadas para que ele comece a desenvolver suas habilidades e competências da área de atuação escolhida.
Esta é uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário.
Pode-se considerar que o objetivo de um programa de estágio é favorecer a formação e a qualificação de futuros profissionais. Uma de suas metas é identificar novos talentos, contribuindo para que eles desenvolvam suas carreiras com sucesso.
More videos on YouTube
Como funciona um programa de estágio No estágio, as atividades diárias são realizadas em um período menor em relação ao trabalho formal, visando a formação e o aprendizado. ... O tempo de estágio também varia. Existem empresas que trabalham com a permanência de 6 meses, outras, de 1 ano e até mais.
O estágio supervisionado faz parte da grade curricular da maioria dos cursos de graduação, sendo obrigatório para a formação do estudante. Ele é uma oportunidade dada ao aluno para vivenciar os conteúdos teóricos aprendidos na sala de aula em uma situação prática, com o acompanhamento de um profissional qualificado.
O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades.
O estágio supervisionado é considerado o momento em que as teorias aprendidas pelos acadêmicos são aliadas à prática bem como o momento em que o futuro profissional experimenta e atua efetivamente em seu campo de formação.
É uma etapa fundamental no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, é o primeiro contato com as funções da profissão escolhida. Além de agregar experiência, o que é importante para quem vai concorrer a uma vaga no mercado de trabalho, permite aos alunos a vivência na prática do que é aprendido em sala de aula.
O estágio, como importante produto da formação, deve preparar o aluno aspirante a psicólogo, nesse contexto específico, para desenvolver as competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão. ... Fazem-se, assim, muitas atividades pequenas, o que nos parece empobrecer a formação.
No campo do trabalho, o estágio é uma fase importante. O período é uma etapa relevante na vida do estudante e futuro profissional, pois é nele que se começa a perceber como o mercado de trabalho funciona, lidar com pessoas, conquistar experiências e se desenvolver com elas, como uma organização atua e muito mais.
O estágio é fundamental para a formação do pedagogo, pois por meio dele é possível fazer a união da teoria aprendida no decorrer do curso com a prática realizada nas escolas, possibilitando desta forma, a compreensão real do trabalho do pedagogo/docente(AC3).
Um dos propósitos do Estágio Supervisionado na Educação Infantil é possibilitar ao graduando conhecer e vivenciar na prática a experiência de ser professor, momento enriquecedor, pois é nessa fase da formação acadêmica que surge a oportunidade de interagir os conhecimentos teóricos com a prática.
O estágio é muito importante para a formação do educador, pois vai promover a relação teoria-prática através das reflexões, análises e experiências vivenciadas dentro de sala de aula. Tal prática leva o professor a refletir sobre a sua própria prática.
O estágio como um processo formativo propicia a aproximação da realidade educacional, é o momento em que o aluno se insere na escola para conhecer, experienciar e refletir sobre a organização e funcionamento institucional, as práticas pedagógicas e o trabalho docente, se integrando ao espaço de exercício do trabalho ...