Sintomas de Apraxia
A verborreia pode ser uma característica da personalidade da pessoa, no entanto é possível também que aconteça como consequência de situações do dia a dia, como rotina acelerada, nervosismo ou ansiedade, o que pode ser acontecer durante a apresentação de um trabalho ou durante uma entrevista de emprego, por exemplo.
A taquifemia é um distúrbio de fluência, que compromete principalmente a velocidade da fala. Quem apresenta taquifemia diz: “Eu falo tão rápido que ninguém consegue entender” ou “Eu falo muito rápido e vou comendo as palavras”.
Você vai perceber uma mudança na sua maneira de se expressar e vai começar a sentir que falar em público pode ser mais fácil.
Alguns exercícios que se podem fazer para melhorar a gagueira são:
Como a gagueira pode ser “parte” do aprendizado da fala até os 3 anos ela pode ser “normal”. Mas se dentro de três a seis meses ela não passar marque uma consulta com um psicólogo ou um fonoaudiólogo (vale comentar com o pediatra também, especialmente se você já tiver uma consulta agendada).
Relaxe a mente:
Os pais de crianças que gaguejam podem tomar algumas atitudes para ajudar os pequenos:
Gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, que tem sua origem, provavelmente, no funcionamento inadequado dos núcleos de base, aglomerados de células nervosas envolvidos no controle da motricidade.
A gagueira deve ser motivo de preocupação para os pais quando a criança está consciente da dificuldade e luta para falar. Nesse caso, se o problema persistir por mais de seis meses, eles devem procurar ajuda especializada.
Caso seu filho tenha dificuldade para falar e costuma hesitar ou repetir determinadas sílabas, palavras ou frases, ele pode ter uma disfluência ou uma gagueira. Contudo, ele também pode estar atravessando um período de disfluência normal, período este que muitas crianças enfrentam quando estão aprendendo a falar.
São conhecidos dois tipos de gagueira, a gagueira adquirida e a gagueira do desenvolvimento.
O motivo que faz uma pessoa gaguejar é uma disfunção de algumas regiões cerebrais responsáveis pela fala. Neste caso, alguns setores do cérebro não produzem o que se chama de “pistas temporais internas” suficientes para finalizar um som e iniciar o próximo som da palavra.
Como funciona a gagueira?
O gago pode cantar sem quaisquer dificuldades devido ao canto não possuir uma fala auto-expressiva (aquela que não precisa ser trabalhada antes de pronunciada), pois o ritmo e a letra da música já existem, restando apenas a interpretação para o gago, assim ele não terá que processar a fala para cantar.
Pessoas com gagueira possuem a fala trabalhosa, e a ligação entre sons, sílabas, palavras e frases não é automática ou espontânea. Alguns sons demoram mais para serem ditos, interferindo na fluência que representa a suavidade e facilidade com que os sons, sílabas, palavras e frases são produzidos ao longo da fala.
Gagueira ao falar em público? Confira 6 dicas que podem ajudar
A gagueira psicogênica (como o próprio nome deixa explícito) não é um distúrbio da fluência da fala, mas um distúrbio psicológico. Por isso, ela não deve ser tratada por fonoaudiólogo, mas por psicólogo.
Dislexia é uma transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica. Trata-se de um conjunto de sintomas, que resultam em pessoas com dificuldades com habilidades específicas de linguagem, particularmente a leitura.
A dislalia (do grego dys + lalia) é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras.
A dificuldade para falar o som da letra "R" geralmente acontece quando a musculatura da língua está muito fraca ou existe alguma alteração nas estruturas da boca, como língua presa, por exemplo. ... "r" fraco ou r vibrante: é o "r" mais difícil de produzir pois envolve o uso da vibração da língua.