Os pacientes não devem apresentar urina com odor forte ou sedimentos antes da cirurgia. Na suspeita de infecção, a cirurgia deve ser suspensa, colhido novo exame de urina I com cultura e antibiograma. Após o tratamento adequado deve-se prosseguir com prostatectomia radical.
Em alguns tipos de cirurgia endoscópica, como prostatectomia transuretral ou procedimentos histeroscópicos, a irrigação contínua com fluidos hipotônicos é usada para dilatar o campo operatório e permitir uma melhor visualização das estruturas abordadas enquanto remove debris e sangue, o que facilita a intervenção ...
CONCLUSÃO: A retirada da sonda vesical 7 dias após a prostatectomia radical retropúbica, sem realização de cistografia, tem uma baixa taxa de complicações de curto prazo, equivalentes às da retirada da sonda aos 14 dias de pós-operatório.
5 tratamentos para ereção após retirada da próstata
“Após a cirurgia, o homem fica de 7 a 14 dias com sonda. Os pacientes que apresentam incontinência têm reversão do quadro em alguns meses. Depois de um ano, se o problema persistir, é indicado tratamento cirúrgico para incontinência”, explica o urologista Luís Gustavo de Toledo.
Não há recomendação para a troca de sonda vesical de demora com intervalo fixo. Deve ser trocada quando há: alterações clínicas do paciente, episódios de infecção, drenagem inadequada ou incrustações.
É um procedimento estéril que consiste na introdução de uma sonda até a bexiga, através da uretra, com a finalidade de facilitar a drenagem da urina ou inserir medicação ou líquido, com tempo de permanência longo (pode variar de dias a meses), determinado pelo médico.
6 passos para alimentar uma pessoa com sonda