Segundo os historiadores o estopim para conflito foi a morte do arquiduque da Áustria-Hungria, Francisco Ferdinando e a práticas de políticas imperialistas entre o Império Alemão, Império Otomano, o Império Russo, a Itália e a França, que acabou redesenhando o mapa europeu no cenário internacional.
Surgimento de novos Estados europeus: Do desmembramento do Império Austro-Húngaro: Áustria, Hungria, Checoslováquia e Iugoslávia (nome oficial da “Grande Sérvia”, criado em 1931). Do desmembramento do Império Russo: URSS, Finlândia, Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia.
Resposta. Apesar de estar na Belle Époque, a europa estava um barril de pólvora devido as corridas imperialistas, e somente esperando para explodir, o gatilho da explosão foi o assassinato de Francisco Ferdinando, o sucessor do trono Austro-Húngaro, por meio de um sérvio.
As origens da Áustria remetem-se ao tempo do Império Romano, quando o Reino Nórico, de origem celta, foi conquistado pelos romanos por volta de 15 a.C. e, mais tarde, tornou-se Nórica, uma província romana, em meados do século I d.C., em uma área que abrangia a maior parte da Áustria atual.
Seu criador foi o monarca Francisco (I da Áustria e II do Sacro Império), que pretendia evitar que Napoleão viesse a ser seu sucessor no trono do Sacro Império, pois boa parte de seu antigo território agora estava sob controle do então imperador francês.
O Império Austríaco (em alemão Kaisertum Österreich) foi fundado em 1804 em reação à criação do Primeiro Império Francês por Napoleão Bonaparte.
Carlos I
O título de "Arquiduque da Áustria" apareceu com o Privilegium Maius, em 1359, um documento que o duque Rodolfo IV da Áustria falsificou a assinatura do imperador Frederico I que estava originalmente presente no documento Privilegium Minus.
O que resta deste antigo Estado encontra-se dividido entre treze países atuais: Áustria, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e as regiões da Voivodina, na Sérvia, Bocas de Kotor, no Montenegro, Trentino-Alto Ádige e Trieste, na Itália, Transilvânia e parte do Banato, na ...
Itália
Sua capital era Pest, hoje Budapest. A outra parte do império era a Cisleitânia, com uma maioria de alemães, assim como de eslavos e italianos. Sua capital era Viena. Os tchecos, que reivindicavam para si o prestigioso reino da Boêmia, foram os grandes derrotados do projeto austro-húngaro.
Quem venceu a Primeira Guerra? Talvez, fosse mais adequado perguntarmos se houve vencedores. Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.