De andamento médio, o xote é pautado normalmente em compasso dois por dois possuindo repertório consagrado em ambos os polos de tonalidade – maior e menor. O xote faz parte dos festivos juninos aninhado a gêneros como o baião, o xaxado e arrasta-pé.
Baião é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão (também chamado de sanfona).
Quais os principais passos de forró ?
Normalmente, as competições são de times, os quais cada time é um casal, e um júri especializado julga a execução dos passos, bem como variáveis como ritmo e beleza do uniforme.
A Dança
No momento da dança o homem conduz a sua dama e nunca o contrário. Dançando, o citado “malandro” sempre protege a dama, dá a ela espaço, exibindo-a ao salão e ao mesmo tempo impedindo que outro homem venha tirá-la para dançar. Como gênero musical o Samba de Gafieira, é composto pensando nos passos dos dançarinos.
5 – O casal competidor pode dançar mais de um mesmo estilo de zouk na mesma coreografia. Ex: zouk black, neo zouk, tradicional (...). 6 – O formato da competição terá uma etapa onde o casal realizará uma coreografia (semifinal) e outra etapa onde o casal dançará um improviso (final).
Resposta. Resposta:Como em qualquer outra modalidade, na dança de salão existem diferentes categorias, segundo o nível e a idade dos participantes. A principal divisão é feita entre profissional e amador. O primeiro participa em apenas um grupo, sem diferença de idade ou nível.
O Mundial de Tango tem duas categorias: uma de Salão e uma de Palco. As regras são as seguintes: SALÃO – O casal não pode se separar a partir do momento que começa a música. ... Ficam excluídos os ganchos, saltos, trepadas e qualquer outra possibilidade coreográfica própria do tango de palco.
CADA CASAL PODE ESCOLHER UMA (1) PESSOA PARA ENTRAR NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO AFIM DE PRESTAR ASSISTÊNCIA A DUPLA, ESTA PESSOA DEVE SER APRESENTADA E IDENTIFICADA JUNTO A ORGANIZAÇÃO PARA QUE SEJA PERMITIDA A ENTRADA NO LOCAL DE CONCENTRAÇÃO (ESTÁ TERCEIRA PESSOA NÃO ESTÁ ISENTA DE PAGAR A ENTRADA NA COMPETIÇÃO).
A cada novo tipo de dança, perpetuam-se valores que fazem de um determinado estilo dançante sinônimo de determinados sentimentos. Na Argentina, o tango tornou-se sinônimo de paixão, melancolia e tristeza. Conforme sentencia uma famosa expressão “o tango é um pensamento triste que se pode dançar”.
Características do tango Grande carga dramática; Valorização de sentimentos como a paixão, tristeza e sensualidade; Capacidade de improvisação; Coreografias complexas.
a) Forró / salsa: Celebração de um dia de chuva após período de seca, grande alegria;. b) Tango: Luto, perda de vida humana, tristeza; c) Vals: Súplica, pedidos e desejos de paz para o mundo.
O Tango é ritmo musical e dança! Nasceu na Argentina no final do século XIX, a partir da mistura dos seguintes ritmos: polca europeia, havaneira cubana, candombe uruguaio e a milonga espanhola.
Baião, xote e xaxado É este o ritmo que predomina hoje nos forrós. O xote é um ritmo mais lento, para se dançar a dois, de origem alemã, mas que se radicou no Nordeste e mistura os passos de valsa e de polca.
A leitura do tango como uma comunicação verbal e não verbal torna-se sincrética, visto que é uma composição que mescla música, gestos, expressões, olhares, vestimentas e acessórios munidos de movimentos corporais ritmados estabelecidos por uma coreografia.
Dançado de perto, é o ombro esquerdo que conduz, enquanto o resto do corpo se mantém ligeiramente inclinado.
No seu início, no século XIX, o TANGO era dançado por dois homens, daí o fato dos rostos virados, sem se fitar. O tango era considerado como uma batalha de poderes, e até o ano de 1910 não poderia ser dançado por mulheres, pois o mesmo ficou mais popular por ser dançado em diversos prostíbulos de Buenos Aires.
A década de 1940 é considerada uma das mais felizes e produtivas do tango. Os profissionais que haviam começado nas orquestras dos cabarés de luxo da década de 1920 estavam no auge de seu potencial. Nessa época, as letras do tango passaram a ser mais líricas e sentimentais.
A lambada dança teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o forró, a lambada tem na polca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe.
A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". ... A outra versão é que o bolero veio do fandango, uma dança espanhola de origem árabe surgida no século X e era conhecida como bolero de algodre.
Esse tipo de dança tem como característica de ser pessoal e permitir variações existem passos e regras a serem seguidas, as quais caracterizam cada ritmo. Um aspecto marcante de sua performance é a sensualidade e elegancia entre quem a dança.