Os triglicerídeos são óleos e gorduras de origem animal e vegetal formados pela reação entre três ácidos graxos e uma molécula de glicerina.
Os quilomícrons são as lipoproteínas que trans- portam na circulação os lípides da dieta absorvi- dos pelo intestino delgado após o intenso processo de hidrólise dos triglicérides, fosfolípides e do co- lesterol, que ocorre na luz intestinal sob catálise de lipases de origem pancreática.
As VLDL são um grupo heterogêneo de partículas sinteti- zadas pelo fígado, cuja composição é de cerca de 50% a 65% de triglicerídeos e de 15% a 25% de colesterol. A porção protéica das VLDL é formada inicialmente pelas apo B-100, apo A-I e apo A-IV.
Sintetizado pelo fígado no que se refere à maior parte que o organismo necessita, seu restante é adquirido através dos alimentos ingeridos.
O VLDL, também conhecido como lipoproteína de densidade muito baixa, é também um tipo de mau colesterol, assim como o LDL. Isso porque os seus valores elevados no sangue levam ao acúmulo de gordura nas artérias e formação de placas de aterosclerose, aumentando o risco de doenças do coração.
O Colesterol VLDL é uma lipoproteínas de muita baixa densidade, produzido no fígado e tem como sua principal função transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea.
O excesso de colesterol ruim é que causa infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) - O colesterol no sangue circula ligado a lipoproteínas chamadas de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). O excesso de LDL é que está associado às doenças cardíacas.
A Sinvastatina começa a atuar em 2 semanas e a resposta terapêutica máxima na redução dos níveis de LDL colesterol em 4 a 6 semanas.
Se você parar de tomar sinvastatina, seus níveis de colesterol podem aumentar novamente. Se você não conseguir atingir a sua meta de colesterol LDL utilizando sinvastatina 40 mg, seu médico deve mudar para outro medicamento para reduzir o colesterol.