As proteínas determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais. As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc.
As proteínas são nutrientes essenciais e tem diversas funções necessárias em nosso organismo. Diversos tecidos humanos como ossos e músculos são feitos de proteína, são importantes para a imunidade e reações químicas do nosso organismo (anticorpos e enzimas são feitos de proteína).
“O que se sabe é que a hidratação é fundamental para que as fibras alimentares exerçam o seu papel no funcionamento do intestino. Pois as fibras, quando chegam ao intestino, absorvem água. Nesse momento, elas incham e aumentam a quantidade de bolo fecal, deixam as fezes mais macias, o que facilita a evacuação.
Manter-se hidratado ajuda a evitar infecções e inflamações, causando a desintoxicação do corpo. Isso se deve ao fato de que a água ajuda na eliminação de toxinas por meio da urina, das fezes e da transpiração. E ainda, o consumo diário de água diminui a pressão sanguínea e o risco de ataque cardíaco.
Além de transportar nutrientes e carregar resíduos para longe das células do corpo, agindo diretamente na circulação do sangue, se manter hidratado também ajuda na regulação da temperatura corporal por meio da distribuição de calor na pele e da transpiração.
A hidratação correta, principalmente durante a prática esportiva, é essencial para um bom desempenho. Ela mantém o corpo saudável, evita lesões e doenças mais graves.
Durante a prática de exercícios físicos, há perdas significativas de água e sais minerais, o que pode levar a um quadro de desidratação. Por isso, é tão importante beber água durante o treino.
Ele é vital para a manutenção de importantes processos do organismo. Por exemplo: o sódio permite a transmissão de informações entre as células nervosas, é o desencadeador da contração muscular e regulador da pressão arterial. O sódio também está presente no transporte de nutrientes no intestino delgado e nos rins.
A hiponatremia é a redução da concentração plasmática de sódio para < 136 mEq/L por excesso de água em relação ao soluto. As causas comuns incluem uso de diuréticos, diarreia, insuficiência cardíaca, doença hepática, doença renal e síndrome de secreção inapropriada de ADH (SIADH).