Potencial de Ação: O potencial de ação consiste em uma variação brusca do potencial de membrana, provocada por estímulos externos e é dividido nas fases: despolarização e repolarização. ... Neste momento, na membrana celular, abrem-se canais de sódio (Na+).
Portanto, fica claro que se o estímulo não atinge esse limiar, nada ocorre. O potencial de ação se caracteriza por três etapas distintas: Despolarização, repolarização e hiperpolarização.
Os neurônios são células presentes no sistema nervoso e apresentam como principal função conduzir os chamados impulsos nervosos.
Os neurônios estabelecem comunicações entre si por meio de estruturas denominadas sinapses nervosas. A comunicação entre os neurônios motor e as células musculares ocorre por meio da junção neuromuscular.
Neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos. Eles são constituídos basicamente por três estruturas: um corpo celular, dendritos e axônios. Neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos e constituem cerca de 10% do tecido nervoso.
Neurônios, como outras células, têm um corpo celular (chamado de soma). O núcleo do neurônio encontra-se no soma. Neurônios precisam produzir muitas proteínas e muitas das proteínas neuronais também são sintetizadas no soma. Vários processos (apêndices ou protrusões) se projetam a partir do corpo celular.
Os neurônios são considerados a unidade básica do sistema nervoso. Estas são as verdadeiras células condutoras do tecido nervoso, as responsáveis pela recepção e pela transmissão dos impulsos nervosos sob a forma de sinais eléctricos. Estas células não têm a capacidade de se regenerar.