A importância dos decompositores para o ecossistema é garantir que os nutrientes, ao invés de ficarem retidos na matéria morta, retornem para o solo e seja reaproveitado.
Fungos
Se os decompositores desaparecessem, teria uma grande desequilíbrio ecológico, pois através da decomposição, o meio ambiente ganha os nutrientes necessários, através dos seres vivos que morreram. É um ciclo que não pode ser quebrado.
Resposta. a matéria morta não entraria em decomposição. ... a energia contida nos organismos mortos, que volta ao meio ambiente pela decomposição, estaria desperdiçada, já que o corpo não entra em decomposição.
Os decompositores reciclam a matéria orgânica em decomposição. Os detritívoros, não. ... Os organismos decompositores são fungos e bactérias. Elas transformam restos de animais e de plantas e excrementos em nutrientes que serão utilizados pelos produtores, num processo chamado de reciclagem.
Detritívoros são organismos que se alimentam de organismos mortos ou de matéria orgânica parcialmente em decomposição. Uma grande variedade de seres vivos alimenta-se de detritos. ...
Na cadeia alimentar representada aqui, o urubu desempenha o papel de consumidor quaternário. Esse animal se alimenta principalmente de matéria orgânica e/ou partes mortas de organismos, e por isso é considerado, quanto à sua dieta, um detritívoro. ... Neste caso em questão, ele é considerado um consumidor secundário.
Qual a importância da cadeia alimentar? A cadeia alimentar é um processo de troca, em que cada ser vivo consegue obter os nutrientes necessários para sua sobrevivência. ... Sempre que ocorrer algum desequilíbrio na cadeia alimentar, como a redução de uma espécie, haverá um desequilíbrio do ecossistema como um todo.