EQST

Quais As 3 Principais Normas Jurdicas Aplicadas Ao Direito Financeiro?

Quais as 3 principais normas jurídicas aplicadas ao Direito Financeiro?

Neste sentido, princípios do Direito Financeiro seriam (i) a legitimidade orçamentária, (ii) a economicidade orçamentária e (iii) a responsabilidade fiscal.

Qual a diferença entre o ano base e exercício financeiro?

A diferença entre Ano-Base e Exercício Financeiro é que o primeiro refere-se ao período em que o Imposto de Renda foi gerado e o segundo, ao período em que este deve ser pago.

Quais as três espécies orçamentárias vigentes no Brasil?

Planejamento orçamentário e Leis Orçamentárias Existem três espécies de orçamentos, todos são de iniciativa do Poder Executivo, art 165 da CRFB/1988: VLei do Plano Plurianual (PPA); VLei das Diretrizes Orçamentárias (LDO); VLei Orçamentária Anual (LOA).

O que é receita no direito financeiro?

Conceito de Receita Pública. É a entrada que, integrando-se no patrimônio público sem quaisquer reservas, condições ou correspondência no passivo, vem acrescer o seu Page 2 vulto, como elemento novo e positivo (Aliomar Baleeiro). 1. Critério de regularidade ou relativa periodicidade.

O que é a Lei 4.320 64?

L4320. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

Quando se tratar de despesa cujo montante não se possa determinar Deve-se utilizar o empenho 2 Art 60 da Lei n 4320 64 ):?

Assim, quando não se pode determinar com precisão a despesa futura, adequado é o empenho por estimativa, na forma do § 2º do art. 60 da Lei n. 4.

É correto afirmar que a Lei de Responsabilidade Fiscal?

Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, é correto afirmar: a) os atos que criarem ou aumentarem as despesas destinadas ao serviço da dívida ou de revisão geral anual da remuneração de pessoal deverão ser instruídos com estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor.

O que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal?

A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) é um diploma legal brasileiro que regulamenta a utilização de recursos públicos. Os seus mecanismos buscam fazer com que os governantes controlem seus gastos, respeitando limites de despesas e cumprindo metas orçamentárias.

Qual é o principal objetivo da Lei de Responsabilidade Fiscal?

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece um conjunto de normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, mediante ações para prevenir riscos e corrigir desvios que possam afetar o equilíbrio das contas públicas.