Alimentos e ingredientes que devem ser retirados da dieta
Os sinais e os sintomas de alergia a ovo incluem:
A alergia ao ovo não é incomum e acontece quando o sistema imunológico identifica o alimento como um corpo estranho, especialmente por causa da clara (a parte branca) devido à presença de proteínas alergênicas. Assim, resulta em uma reação alérgica, com efeitos colaterais que podem variar.
Diagnóstico da alergia ao ovo Após análise da situação clínica, será realizado o teste cutâneo com ovo, clara e gema, e as suas frações proteicas (ovalbumina e ovomucóide), e análises de sangue para os mesmos constituintes que permitem quantificar os valores de alergia.
As manifestações alérgicas se iniciam poucos minutos após a ingestão do ovo, podendo a criança apresentar sintomas na pele: urticária e angioedema, dermatite atópica, sintomas respiratórios (asma e rinoconjuntivite), sintomas gastrointestinais (vômitos, diarreia e dor abdominal) até a anafilaxia (quadro mais grave).
Quais os sintomas de APLV
Sinais e sintomas de alergia alimentar no bebê
Segundo a nutricionista Tatiane Zanin, em artigo publicado no TuaSaúde, o ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde exatamente porque sua gema é rica em colesterol. Mas estudos mostram que o colesterol presente em alimentos naturais tem baixo risco de fazer mal à saúde.