"Isso se deve ao fato de que o lado direito do cérebro (responsável por comandos mais femininos como a arte e a criatividade) comanda o lado esquerdo do corpo, assim como o lado esquerdo do cérebro (responsável por comandos mais masculinos e racionais como contas e lógica) comanda o lado direito do corpo", diz Karina ...
O dado geral do estudo realizado indica que o número total de mulheres que dormem do lado esquerdo da cama é estatisticamente equivalente ao daquelas que dormem do lado direito.
De acordo com a Ayurveda, conhecimento médico oriental desenvolvido há cerca de 7 mil anos na Índia, o lado que deitamos influencia diretamente na digestão. Por isso, a medicina indiana afirma que deitar-se sobre o lado esquerdo após a refeição tornará a digestão mais rápida e eficaz.
No caso de quem tem refluxo, um estudo publicado pelo The Journal of Clinical Gastroenterology mostrou que o melhor é dormir virado para o lado esquerdo. Segundo a pesquisa, dormir para o lado direito pode causar um aumento do nível de ácido no estômago, o que intensifica os sintomas da doença.
1. Melhora a digestão. A melhor maneira de canalizar os sucos gástricos é dormir do lado esquerdo, já que seu estômago fica desse lado. Além disso, dormir desse lado ajuda as enzimas do pâncreas a serem secretadas, uma vez que o órgão também se encontra nessa metade do corpo.
Quando vamos dormir, o corpo entra em um ritmo metabólico mais lento. Se você força uma digestão heavy metal, fica mais difícil entrar nas fases mais profundas do sono. Fora o refluxo, vêm o ronco e uma acordada incômoda de vez em quando.
Para que haja a correta digestão do alimento e assim se evite qualquer tipo de complicação, a recomendação, à noite, é esperar três horas para deitar após comer, sobretudo quem sofre de refluxo, hipertensão arterial e doenças estomacais.
O processo de digestão lento pode desencadear problemas no sono e, consequentemente, indisposição no dia posterior. Além disso, dormir após as refeições podem causar refluxo, ou seja, o retorno do produto da digestão para o esôfago.
O que acontece se comer e dormir Contudo, se a gente comer e deitar, ao invés do descanso, o corpo fica bem acordado. Isso ocorre porque ele se força a trabalhar mais para digerir o alimento, absorver todos os nutrientes enquanto você dorme. O resultado? Um sono ruim, dores no estômago, insônia, azia, queimação e etc.
Quanto ao sono, o hábito de dormir pouco (menos de 8 horas para adultos) pode contribuir para ganho de peso. Em síntese: tirar uma soneca após o almoço não é problema, desde que se tenha um estilo de vida mais ativo e não exagere na alimentação.
Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em "estado de alerta", no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano, o ritmo diário do organismo.