Há duas versões sobre a origem do nome Lapa, que deu nome ao bairro a partir do século 18: a de um português que carregava uma imagem de Nossa Senhora e construiu uma gruta para a santa e a da missa anual que os jesuítas eram obrigados a realizar, em homenagem a Nossa Senhora da Lapa,, em troca das terras.
No final do século XIX, chegaram, ao bairro, famílias de diversas nacionalidades. ... No século XX, o bairro se tornou industrial. Através da construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway e de suas oficinas, houve a implantação de indústrias como a Vidraria Santa Marina e os frigoríficos Armour, Bordon, Swift e Wilson.
A origem do bairro da Lapa remete à época em que São Paulo ainda era apenas um povoado chamado de São Paulo de Piratininga. O primeiro registro que se tem notícia do local é de 1581, quando os jesuítas receberam uma sesmaria (lote de terras) junto ao Rio Emboaçava que, atualmente, é conhecido como Pinheiros.
A gente, que já cruzou a cidade muitas vezes a bordo do Penha-Lapa, merece.
A cidade da Lapa está a 71 Km do centro de Curitiba e é uma das mais antigas do estado, com 250 anos. Foi palco de um episódio importante da história do país com o Cerco da Lapa. A cidade tem inúmeros casarões que guardam um pouco da história do Paraná e do Brasil.
47 909
O Rio de Janeiro tem muitas áreas para os baladeiros de plantão, mas sem dúvida, a Lapa – tradicional bairro no Centro – é a principal região boêmia da cidade. ... A lapa tem casas de samba raiz, chorinho, boates que tocam músicas pop e funk do momento, espaços para heavy metal, indie e pop rock e bares mais tranquilos.
Significado de Lapa substantivo feminino Pequeno animal marinho dotado de uma concha protetora. Habita as costas rochosas de todas as partes do mundo.
A palavra lapa parece, em português, ser mais expressiva que gruta ou caverna, evocando melhor o sentido de abrigo, carinho e proteção que queremos oferecer a Jesus, o Menino Deus.
substantivo feminino Rochedo grande, saliente e de localização isolada, normalmente numa encosta ou serra; penedo, penhasco, rocha. Etimologia (origem da palavra penha). Do espanhol peña.