"Ficará muito caro e no fundo será preciso fazer muro de arrimo, para conter a terra do terreno do fundo. O melhor é aproveitar o que o local oferece", aconselha. Neste caso é possível fazer dois recortes de terra, um na frente e outro ao fundo, como um degrau gigante.
Se for um murro de arrimo (muro específico que serve para suportar a terra além de isolar o terreno), por exemplo, é muito mais indicado o tijolinho ou bloco de concreto, mas se for um muro comum, a lajota ou o bloco cerâmico são as melhores opções. Peça seu orçamento grátis para tijolos e blocos cerâmicos!
Os muros de arrimo são construções mais fortes, capazes de conter forças como barrancos e equilibrar a pressão de um terreno. É uma técnica que pensa na estabilidade que o muro pode proporcionar. Também conhecido como muro de contenção, sendo uma ferramenta de segurança em terrenos com inclinações.
Os custos e toda responsabilidade recaem à pessoa que está reformando o terreno — caso o muro se localize totalmente dentro da sua propriedade. Ou seja, digamos que o muro será construído no meio de um talude, mas a divisa do terreno é no topo dele.
A criação de vários pavimentos é uma solução comum para casa em declive e permite aproveitar o terreno de forma criativa e inovadora. Além disso, quando falamos de casa em declive no campo ou na montanha, cria-se um visual incrível com o imóvel incorporando-se ao ambiente.
Como construir em terreno com declive?
Os terrenos em aclive possuem a drenagem a seu favor, já que a posição do terreno acima do nível da rua favorece o escoamento da água. Por outro lado, os terrenos em declive proporcionam um projeto de casa com uma beleza ímpar.