Porque elas precisam de água pra se reproduzirem, já que seus anterozóides (gameta masculino) nadam até a oosfera, local onde ocorre a fecundação.
As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares. As briófitas são geralmente pequenas e encontradas com mais frequência em locais úmidos, apesar de ocorrerem também em outras regiões.
Verificado por especialistas 1) Há a necessidade de água para movimentação do gameta masculino, logo o ambiente úmido propicia sua reprodução. 3) pteridófitas, maior transporte de substancias, já que sem os vasos o transporte é por difusão, impedindo as mesmas de atingirem grandes tamanhos.
Briófitas: por serem avasculares (não possuírem vasos), são extremamente dependentes da água, ou seja, o ambiente ideal para elas são lugares úmidos, como pântanos e rochas próximas á rios. Pteridófitas: são vasculares, então não dependem tanto da água como as briófitas, mas ainda dependem da água para a reprodução.
Isso deve-se ao fato de que os gametas masculinos são flagelados e precisam nadar até o gametófito feminino para fecundarem a oosfera (gameta feminino). Devido a essa característica, encontramos as plantas do grupo das pteridófitas, principalmente, em locais úmidos.
Os musgos são pequenos e vivem somente em lugares úmidos por que não apresentam vascularização (vasos lenhosos) que possibilite o transporte de água e nutrientes para grandes ramificações, por exemplo. Assim, as células desses musgos "repassam" nutrientes e água célula à célula por meio de difusão.
Importância das briófitas: Algumas espécies de musgos são conhecidas como turfas, elas ajudam na conservação das encostas, pois absorvem bastante quantidade de umidade, criando um depósito de água, que funciona como combustível, ajudando na qualidade do solo quando estiver seco.
as briófitas por absorverem muita água ,evitam a erosão do solo em locais onde crescem abundamente,assim como os líquens sao indicadores da poluíção ambiental; as briófitas podem ser utilizadas em pesquisas biológicas,farmacéuticas e para extração de essências; As briófitas podem ser cultivadas como ornamentais.
As briófitas são plantas avasculares de pequeno porte que possuem muitos e pequenos cloroplastos em suas células. ... O transporte de água ao longo do corpo desses vegetais ocorre por difusão de célula a célula, já que não há vasos condutores e, portanto, é lento.
As briófitas são importantes ecologicamente pois, normalmente, constituem os primeiros organismos a popular um ambiente antes inabitado, constituindo uma sucessão ecológica primária. Além disso, as briófitas contribuem com a integridade do solo, uma vez que absorvem muita umidade e, assim, criam um depósito de água.
rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente; cauloide - pequena haste de onde partem os filoides; filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.