1 - Porque os navegadores eram custeados pelos reis católicos da Espanha e de Portugal, e a cruz é o símbolo usado pelo catolicismo para sua expansão pelo mundo. 2 - O fim simbólico é lembrar da cruz e da história de Jesus. O uso prático é o de orientação.
Bom, ia esquecendo: para localizar a constelação Cruzeiro do Sul, deve-se olhar em direção ao sul, de costas para o norte, obviamente, em um ângulo de 45º em relação ao horizonte. As cinco estrelas avistadas são a dita constelação e formam uma cruz.
Os povos antigos se orientava pelas posições das estrelas. Para reconhecer facilmente o céu, eles imaginavam, a partir de certos grupos de estrelas, figuras no céu. Esse grupo de estrelas ocupam determinadas regiões da esfera celestes designadas por constelações.
Aliás, as constelações representadas na bandeira brasileira são (ainda que parcialmente): Virgem (uma estrela), Cão Maior (6 estrelas), Cão Menor (uma estrela), Hidra (2 estrelas), Carina (uma estrela), Cruzeiro do Sul (5 estrelas), Escorpião (8 estrelas), Triângulo Austral (2 estrelas) e Oitante (uma estrela).
Cite o nome de dois estados que estão representados na constelação do Cruzeiro do Sul
Spica
As estrelas são grandes esferas formadas por plasma aquecido a milhares de graus. Seu formato deve-se à sua gravidade, que aponta em direção ao núcleo da estrela. Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade.
Ao contrário de muitos outros grupos de estrelas, as Três Marias estão realmente próximas entre si: da Terra, distam cerca de 1 300 anos-luz ( 1 ano luz são 9,5 trilhões de quilômetros). Ao lado de Alnitak, com o céu muito escuro e transparente, se vê com luneta a famosa nebulosa da Cabeça do Cavalo.
Entre pequenos planetas do sistema solar e as maiores estrelas, a diferença de tamanho é enorme, por exemplo, o diâmetro da estrela Betelgeuse é 141 863 vezes maior que o diâmetro da Terra. ... Os outros planetas, têm compartilhado o resíduo da evolução gravitacional, ou seja, 0,038% da massa total.