Fernando explica porque o baobá é chamado a árvore da vida. “E não é só porque dele tudo se aproveita: das raízes às sementes, mas sobretudo pela sua longevidade. A árvore atravessa séculos e alcança milênios. Daí ser chamada de 'Árvore dos mil anos' pela comunidade científica francesa”.
Baobá é uma árvore grande que pode atingir até 30 metros de altura e mais de 7 metros de circunferência, que resiste a longos períodos de seca – suas terras de origem são savanas desérticas – e capaz de acumular muita água boa no seu tronco (120 mil litros).
A ilha-continente do Índico é o lar dos baobás. Seis das nove espécies existentes no mundo crescem em Madagascar.
Os pinheiros Pinus longaeva são os seres vivos mais longevos do planeta. Algumas destas árvores têm cerca de cinco mil anos. Esta espécie cresce nas White Mountains no estado americano da Califórnia. Sua idade de 4.
samambaias
A árvore é rústica e não exige tantos cuidados, preferindo solos poucos férteis e em leve declive, dificultando o acúmulo de água. No entanto, o mais importante é analisar o clima da região onde a muda será plantada. Oliveiras se desenvolvem bem em locais de clima ameno e gostam de bastante exposição ao sol.
clima frio