Depois que havia entrado de férias, o narrador decide ficar um pouco mais no Rio, porque era quase Natal e ele queria assistir à Missa do Galo na Corte. No dia da missa, Nogueira combina com seu vizinho de ir acordá-lo para que fossem juntos, e durante o tempo de espera, senta na sala e se põe a ler “Dom Quixote”.
Explicação: Se Nogueira queria estar realmente na missa, ele sentiria-se satisfeito por estar na missa. Todavia, se ele estava lá por qualquer outro motivo, ele estaria querendo sair de lá rápido ou qualquer acontecimento diferente da missa chamaria sua atenção fazendo-o desligar-se da missa.
Nogueira viveu sua experiência na noite de natal, na sua viagem ao Rio de Janeiro, na sala de dona Conceição. Segundo o livro tudo acontece na rua Senado. O intervalo de tempo, entre a sala e a missa é o de 1 hora. Segundo a história o tempo foi curto.
Verificado por especialistas Sabendo disso, a ambiguidade existe no relacionamento entre Conceição e Nogueira está no fato de que Machado constrói a trama de forma que é possível acreditar que ambos apenas conversaram durante aquela noite, ou, que houve uma relação sexual entre Nogueira e Conceição.
lições de Francês. publicado o citado poema e feito de Machado de Assis seu colaborador efetivo. ... Machado aos clássicos portugueses e a vários autores da língua inglesa.
O conflito é o momento em que algo começa a acontecer, e nós, como leitores, ficamos surpresos à espera do que está por vir. A complicação começa quando Conceição entra na sala onde Nogueira estava lendo um romance, fazendo hora e esperando pela meia-noite.
A linguagem verbal utiliza palavras para estabelecer a comunicação, que são utilizadas tanto na escrita como na oralidade. A linguagem não verbal não utiliza palavras para estabelecer a comunicação, recorrendo a outras formas de comunicação, como gestos, sinais, símbolos, cores, luzes,…
Conto narrado em primeira pessoa que mostra a genialidade de Machado de Assis como narrador memorialista, além da excelente manipulação de informações interditas. O narrador do conto é Nogueira, um rapaz de dezessete anos de idade que veio ao Rio de Janeiro para o que chama de estudos preparatórios.
O narrador é o dono da voz ou, em outras palavras, a voz que nos conta os fatos e seu desenvolvimento. ... A principal característica desse foco é, então, a visão subjetiva que o narrador tem dos fatos: ele narra apenas o que vê, observa e sente, ou seja, os fatos passam pelo filtro de sua emoção e percepção.
Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. Conceição padecera, a princípio, com a existência da comborça; mas afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito.
a) Nogueira tinha duvida sobre o que Conceição queria. Ele, nas suas recordações não discerne se os comportamentos de Conceição eram por desejos e provocações a ele ou eram apenas invenções de sua cabeça.
Resposta. Resposta: d) O fato de Conceição se casar com o escrevente juramentado do marido.
Espaço - É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaço “físico”, que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos personagens.
9) Quais dos fragmentos seguintes evidenciam haver pensamentos e sentimentos contraditórios em Conceição? a) Cuidei que ia dizer alguma coisa, mas estremeceu, como se tivesse um arrepio de frio, voltou as costas e foi sentar-se.