Com que frequência deve-se tomar banho? Não tomar a quantidade de banhos adequada pode desencadear um desequilíbrio de bactérias boas e más da pele. Além disso, pode aumentar o odor corporal, acne e infecção de pele. O banho ajuda a prevenir doenças e promove uma boa higiene.
Indonésia e México vêm logo atrás, com cerca de sete banhos cada. Na lanterninha dessa pesquisa estão os chineses que, aparentemente, só tomam banho uma vez a cada dois dias. Os franceses, norte-americanos e espanhóis ficam na média da ducha diária.
Europeu não toma banho Muitos tomam até dois banhos por dia no inverno rigoroso, com temperaturas negativas. Entretanto, é verdade que parte ainda não é tão adepta ao banho diário.
No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!
Conforme especialistas, quando não se toma banho, ocorre um acúmulo de células mortas, de poeira e do próprio suor que produzimos.
De acordo com especialistas, tomar banho quando está chovendo é perigoso sim. Se um raio cair em um prédio os moradores estão mais protegidos porque a descarga elétrica tende a ser minimizada, até que ela chegue no chão.
Não é preciso dar banho todo dia Além disso, pessoas com idade avançada têm a pele muito ressecada, e banhar-se 2 vezes por dia prejudica ainda mais o órgão, causando ferimentos, hematomas e sensibilidade. Portanto, é aconselhável dar banho em idosos dia sim, dia não. Nos demais dias, pode-se aplicar o banho de leito.
O que pode tentar
Os pacientes com Alzheimer que desenvolvem distúrbios de comportamento, normalmente a hora do banho é um verdadeiro pesadelo para ele próprio, para os familiares e cuidadores. A resistência ao banho é um sintoma da doença, os medicamentos psiquiátricos ajudam na diminuição destes sintomas.
Não se deve forçar ou obrigar a pessoa com Alzheimer no momento em que diz não ao banho. Isso só provocará irritação, nervosismo e agressão verbal. Portanto, nossa sugestão é oferecer o banho a cada meia hora. Na maior parte das vezes, ficar um dia sem tomar banho não será prejudicial.
O que fazer em casos de resistência do idoso para tomar banho?