Os lobos são animais altamente sociais e orientados para a família. Em vez de viver em um bando de lobos não relacionados, um bando geralmente é composto por um macho e uma fêmea alfa, descendentes de anos anteriores que são lobos “ajudantes” e a ninhada de filhotes do ano atual. E juntos só comem o que precisam para sobreviver, somente!
Em primeiro lugar, essa atividade é muito menos perigosa que a caça de cervos. Cervos às vezes são impressionantes em resistir, na verdade, e não se deixam capturar sem lutar vigorosamente antes. Muitos lobos são gravemente feridos ou mortos durante as caçadas. Além disso, o salmão, à medida que o inverno se aproxima, oferece uma melhor qualidade nutricional em termos de gordura e energia.
Estudos sobre o sequenciamento genético em cães domésticos (Canis lupus familiaris) afirmam que o seu ancestral é o lobo cinzento, um típico predador dos ecossistemas que habitam.
Dependendo do local onde vida, os lobos apresentam uma razoável variedade de tamanhos e colorações do pelo. Pra se ter uma ideia, os exemplares que se encontram na Península Ibérica pesam entre 30 kg (fêmeas) e 40 kg (machos). Ainda nesse lugar, os machos podem chegar a 1,78 m de comprimento, enquanto as fêmeas podem chegar a 1,65 m.
Quanto à coloração dos pelos, há uma grande variedade, que vai do cinza ao cinza-amarronzado, branco, vermelho, marrom e preto. Tais cores podem se misturar, ainda, em muitas populações, fazendo com que surjam indivíduos de coloração mista.
Lobo-guará: ameaçado de extinção, agora é a vez de preservar a espécie
Um estudo feito na Universidade Presbiteriana Mackenzie mostra que, socialmente, os lobos evitam o conflito, por isso, os subordinados evitam o confronto com os dominantes, sendo esta uma estratégia social importante na organização da alcateia.
O lobo-do-ártico (Canis lupus arctos), também chamado de lobo-polar e lobo-branco, é possivelmente uma subespécie do lobo-cinzento que habita o Arquipélago Ártico Canadense, capaz de sobreviver a baixas temperaturas.
No Parque Nacional de Yellowstone, estudos de predação em uma população de lobos altamente visível e reintroduzida e aumentaram a compreensão desse aspecto da ecologia do lobo. Lobos alimentaram-se principalmente de alces, apesar da presença de outras espécies de ungulados.
Por serem carnívoros e predadores, os lobos estão no topo da cadeia alimentar nos ambientes onde residem. Afinal, além de seres excelentes caçadores, eles se adaptam a praticamente qualquer tipo de carne animal, o que, em tese, faz com que nunca falte comida para eles.
Os lobos europeus pesam em média cerca de 38,5 kg; os lobos da América do Norte, 36 kg; os lobos indianos e árabes, 25 kg. Mas já foram encontrados lobos com mais de 77 kg no Alasca, Canadá e na antiga União Soviética, apesar de serem raros.
Sonhar com cachorro: todos os significados possíveis
A presença de lobos influencia a população e o comportamento de suas presas, alterando os padrões de navegação e forrageamento de presas e como eles se movimentam pela terra. Isso, por sua vez, ondula através das comunidades vegetais e animais, freqüentemente alterando a própria paisagem.
Grande parte da ecologia de forrageamento de lobos é influenciada pelo seu grau de sociabilidade. Lobos são mamíferos territoriais que estabelecem limites firmes que defendem contra outros lobos. Esses territórios são defendidos por uma família de lobos, uma matilha, que é a estrutura básica da sociedade dos lobos. Mesmo para se alimentar, os lobos se protegem e auxiliam uns aos outros.
Inclusive, em alguns casos, quando há escassez de alimento, é comum alguns lobos se alimentarem de membros da própria alcateia, principalmente daqueles que estejam muito feridos, ou que já tenham morrido. Esse não é um hábito comum desses animais, mas, em condições difíceis, eles acabam praticando, sim, o canibalismo.
Isso também faz com que ele seja capaz de ingerir grandes quantidades de carne. A International Wolf Center tem o registro de um lobo que comeu 10Kg de caça de uma vez.
Quais serão as características em comum entre essa personagem e o animal que a define? Vamos conhecer um pouco sobre o lobo, cujo nome vem da palavra latina lupus.
Lobos caçam em matilhas e, após um abate bem sucedido, compartilham a evisceração e o consumo de órgãos altamente nutritivos primeiro, seguidos pelos principais tecidos musculares, e eventualmente osso e pele.
A ecologia de forragem e alimentação dos lobos cinzentos é um componente essencial para a compreensão do papel que os carnívoros de topo desempenham na modelação da estrutura e função dos ecossistemas terrestres.
Os lobos selecionam alces com base em sua vulnerabilidade como resultado da idade, sexo e estação e, portanto, matam principalmente bezerros, vacas velhas e touros que foram enfraquecidos pelo inverno.
Em geral, os lobos não são muito adaptáveis à presença humana, mas são capazes de se desenvolver em diversos ambientes, como florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas, campos e, até mesmo, em algumas áreas urbanas.