Resposta. Max Weber estabelece que o poder é a imposição da vontade de uma pessoa ou instituição sobre os indivíduos. Quando alguém tenta, pela força física, estatal, legal ou de autoridade, impor a sua vontade sobre indivíduos, essa pessoa está exercendo o poder.
Weber sustenta que o Estado tem o poder de coerção sobre os indivíduos, e de formular leis para controlar a conduta da sociedade. ... “O Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima (isto é, considerada como legítima).
Para Weber o Estado consiste numa relação de dominação do homem sobre o homem, dominação esta baseada no uso da violência legítima que garante a existência do Estado, sob a condição de que os homens dominados se submetam à dominação.
Resposta: O estado para Marx, é uma superestrutura, um instrumento de dominação de classe. ... Na superestrutura encontramos a vida espiritual (sistema político jurídico - o Estado e suas leis), a ideologia, que para Marx, são explicações da realidade que não condizem com algo real.
Para Karl Marx, o estado capitalista é entendido como um reflexo da base econômica da sociedade capitalista, com sua função principal refletindo as necessidades da economia capitalista. ... Assim, os pensadores da tradição marxista costumam se referir ao estado capitalista como a ditadura da burguesia.
Para ele, o Estado é o braço repressivo da burguesia. Ele utiliza-se da coerção para garantir a ordem infraestrutural. Marx teoriza que as forças produtivas do modo de produção capitalista deveriam ser desenvolvidas ao máximo até as contradições entre as classes tornarem-se insuportáveis.
Para Marx, a classe dominante da sociedade é a que controla os meios de produção e, com os lucros auferidos dos mesmos, usa o Estado como instrumento de dominação da sociedade. Com isto, seria impossível afirmar a posição hegemônica de tal classe dentro do Estado. ...
O estado deve administrar o dinheiro do país, ele regula a economia e acumula-lo para se o país sofrer alguma crise, garantir estabilidade, tem mais a função de cuidar do dinheiro.
A terceira fase do capitalismo ou o Capitalismo Financeiro surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Depois da crise de 29, o liberalismo começou a ser questionado e os Estados passaram a intervir na economia. Bancos e multinacionais dominaram o cenário econômico nesse período.
O Capitalismo é um sistema econômico que está dividido em três fases:
A atual fase do Capitalismo trata-se do Capitalismo Financeiro, sendo que destacam-se como elementos preponderantes a propriedade privada, trabalho assalariado e o capital financeiro e suas instituições como movimentadores da economia.
Processo de industrialização, urbanização, êxodo rural, concentração de massa nos grandes centros, trabalho assalariado… tudo isso mudou radicalmente as concepções e estilos de vida nos últimos anos.