Entre os insetos, as cigarras são as únicas que produzem o som estridente que todos conhecem. ... A crença de que as cigarras "explodem" quando cantam não é verdadeira. A "casca" da cigarra que encontramos presas às árvores são o exoesqueleto do inseto que realizou a última muda ou ecdise, concluindo sua forma adulta.
“O canto das cigarras é produzido por um órgão na base do abdômen, uma espécie de caixa acústica, que possui uma membrana […] ... Nos períodos dessa sinfonia animal, os machos se fixam no alto das plantas, geralmente ao amanhecer ou ao entardecer, e cantam incessantemente em busca de uma parceira.
O controle químico é bem eficiente, podendo-se aplicar inseticidas a base de Aldicarb, Dissulfoton, Terbufos, Phorate, Carbofuran, Imidacloprid e Thiamethoxan, que também podem controlar bicho-mineiro, cochonilhas de raiz, moscas de raiz e nematóides.
Outra ainda afirma que o número de sons emitidos pelos grilos deve ser contado em 15 segundos e depois adicionar 48. As temperaturas obtidas nesses exemplos são em Fahrenheit.
O GRILO E O CANTO O som emitido pelos grilos tem origem na fricção de uma fileira de pequenos pelos em uma das asas dos bichos machos com uma estrutura rígida na outra asa. Cada uma das cerca de 900 espécies de grilos que existem atualmente tem um canto característico. O som serve para atrair as fêmeas e acasalar.
A aplicação de inseticidas piretróides controla parte da população e mantém o restante dentro das galerias por alguns dias, protegendo a cultura contra a praga e permitindo o crescimento das plantas. O inseticida fipronil, em aplicação aérea, apresenta os melhores resultados no controle de grilos.
Aplique inseticidas químicos com pulverizadores equipados com bicos de cone vazio sobre a praga, sem necessidade de cobrir toda a área da plantação. O agricultor deve estar sempre atento ao que ocorre na lavoura e ao redor dela, combatendo os gafanhotos na fase de saltões, que é mais fácil.
É preciso ser feito um pente fino nos móveis, aberturas e forros da casa para localizar possíveis furinhos ou farelos granulados – este último caracteriza os resíduos fecais dos cupins. Se a infestação for localizada, podem ser usados inseticidas domésticos especiais para esse tipo de inseto.
Aplicar o produto com pincel, rolo ou trincha em madeiramentos, assoalhos, portas, forros, esquadrias, móveis ou quaisquer outros artefatos de madeira seca. Aplicar uma demão do produto em todas as faces da madeira.
O Pentox Super, que é incolor, pode ser aplicado com pincel, pistola ou injetado diretamente na madeira quando já houver infestação de cupins. Para facilitar a aplicação nesses casos, a embalagem aerossol garante uma melhor absorção.
MODO DE USAR: Para os esconderijos e formigueiros, direcione o tubo flexível e pressione a válvula do aerossol. Para fendas de rejunte, introduza a agulha com cuidado, coloque o protetor antirrefluxo do tubo flexível sobre a área infectada e pressione a válvula do aerossol até saturar a área com o produto.
Indicação: CUPINICIDA INSETIMASTER, é um inseticida à base de CIPERMETRINA, indicado como preservante no combate aos cupins. Modo de Usar: Cupim de Monte: Furar o cupinzeiro com material perfurante (Ex: barra de ferro). Diluir 20 ml do produto em 10 litros de água. Aplicar nos orifícios até transbordarem.
Querosene é uma ótima arma contra os cupins, mas por ser um produto tóxico deve ser usado com cuidado e proteção. Óleos lubrificantes e desengripantes (como o famoso WD40), também. Como fazer: Basta passar o querosene no local atingido pelos cupins, ou encharcar a peça, caso as colônias sejam muito grandes.