Núcleo estão presentes em células eucarióticas, tem presença de carioteca, macromoléculas de material genético e nucléolo. Enquanto que o nucleoide está presente em células procarióticas e constitui o material genético dessas células.
As bactérias tem uma estrutura celular bem característica de células procarióticas: sem núcleo revestido de membrana (o núcleo dos procariontes é chamado de nucleóide), com plasmídeos, ribossomos, enfim, detalhados e ilustrados a seguir.
As bactérias não apresentam núcleo, desta forma, o DNA fica espalhado no citoplasma da célula. A região que abriga o material genético é chamada nucleóide.
Uma célula bacteriana pode conter vários plasmídeos. Por possuir o seu próprio DNA, o plasmídeo pode conter genes relacionados com a resistência aos antibióticos, garantindo a sobrevivência da bactéria. Essa condição torna algumas infecções por bactérias difíceis de serem controladas.
Bactérias maléficas são aquelas que causam prejuízos aos seres humanos, principalmente doenças, como exemplo dessas bactérias temos a Staphylococcus pyogenes, causadora do impetigo.
No intestino, por exemplo, encontramos bactérias que atuam na modulação do sistema imune, na produção de proteínas e vitaminas, na degradação de certos produtos da dieta e na proteção do intestino de outras bactérias que possam causar infecções graves, como aquelas desencadeadas por Clostridium difficile.
Resposta: Letra C, dengue. Pois é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.