A amônia é um composto tóxico para o organismo por se liga aos intermediários do ciclo de Krebs promovendo a depleção de ATP ou por precisar de íons H+ o que pode desencadear quadros de alcalose metabólica.
A uremia é uma síndrome causada principalmente pelo acúmulo de ureia, e outros íons, no sangue, que são substâncias tóxicas produzidas no fígado após a digestão de proteínas, e que são, normalmente, filtradas pelos rins.
Então, a primeira coisa que você precisa fazer para reduzir os níveis de amônia em um aquário é instalar um filtro e adicionar mídias biológicas, e deixá-lo funcionando por cerca de 30 dias (Ciclagem). Isso se tornará o sistema de suporte à vida para os peixes.
Quanto menores forem as dimensões do aquário e mais peixes o habitarem, mais frequentemente a água deve ser mudada. Por norma, deve substituir-se cerca de 30% da água do aquário, cerca de um terço do conteúdo do aquário. Esta percentagem de água deve, então, ser trocada em média a cada 14 dias.
O volume do aquário pode ser calculado com facilidade a partir de suas dimensões. Multiplique o comprimento pela largura e pela altura. Todas as medidas em centímetros. O resultado é dividido por 1.
Pegue algumas folhas de repolho roxo (30 g) e corte em fatias bem pequenas, coloque para cozinhar com uma quantidade de água igual ao de folhas picadas (aproximadamente 150 ml). Deixe ferver por 15 minutos e espere esfriar. Agora, use uma peneira e tente extrair toda água que ainda restou em um recipiente limpo.
Adicione uma gota de Labcon Sani para cada litro de água, caso o aquário já apresente mau cheiro. A água fica turva e com mau cheiro em decorrência do excesso de matéria orgânica, ou seja, sobras de ração e acúmulo de fezes.
Muitos podem ser os motivos do cheiro ruim em um aquário, um deles, por exemplo, é o acúmulo de matéria orgânica em decomposição. ... Além disso, até mesmo plantas em decomposição ou animais doentios podem ser a causa do cheiro ruim.
Você deve trocar aproximadamente 25% da água do aquário toda semana, com uma limpeza completa, pelo menos uma vez por mês. Limpe o filtro com frequência, mas tome cuidado para não destruir as bactérias benéficas que ajudam a lidar com os detritos de sua tartaruga.
Esse "cheiro de peixe" vem da decomposição, especialmente amônia ( NH3) , compostos sulfurosos ( à base de enxofre) e aminas que resultam da degradação de aminoácidos em proteínas. Se você está sentindo esse cheiro então seu olfato é bom e o peixe não é tão bom quanto precisa ser.