Um sistema é uma rede de componentes interdependentes que trabalham juntos para tentar alcançar um objetivo comum. Um sistema deve ter um objetivo. ... O objetivo do sistema deve ser claro para todos no sistema. O objetivo deve incluir planos para o futuro.
Um Software de Gestão Empresarial é um programa que ajuda em todas as atividades de um negócio. Ou seja, com ele é possível controlar todas as atividades de uma empresa, além de integrar os setores, isto porque trabalha com o modelo ERP.
As organizações são consideradas sistemas abertos devido à sua interação com o meio externo, de onde são extraídos os recursos necessários para o seu funcionamento.
O sistema empresarial permite o controle de todos os diferentes serviços em um só lugar! Quando se consegue concentrar as informações em um só local, a tarefa fica menos suscetível a erros e tem seu tempo de exceção e elaboração de relatórios otimizado.
Veja o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial, de forma resumida: trata-se de um software que integra todas as informações das diversas áreas da empresa de forma transparente e em tempo real. Assim, ele permite uma troca ágil dessas informações, acelerando os processo de tomada de decisão e de gerenciamento.
E pensando em um contexto de tecnologia, um Sistema Integrado refere-se ao resultado de um processo que visa unir soluções diferentes, para que os dados contidos em cada um deles se tornem parte de um sistema maior, mais abrangente e que possam ser compartilhados de maneira fácil e rápida.
Um sistema integrado (em inglês system integration) é uma combinação de diferentes funções que trabalham juntas para realizar múltiplas atividades. Em outras palavras, uma solução tecnológica que reúne diferentes subsistemas e componentes que se comunicam em um único grande e complexo sistema.
A ideia de aplicativos integrados é facilitar a troca de informações dentro da empresa e também entre empresa e consumidor. O uso de softwares e sistemas integrados já está bastante difundido no mundo inteiro.
O Sistema de Gestão Integrado (SGI) pode ser definido como uma combinação de processos, métodos e técnicas utilizadas em uma empresa. Por meio dessa articulação é possível às organizações implantar suas políticas de gestão, obtendo mais vantagens.
O SGI é um sistema de gestão integrado que serve para consolidar todos os processos de negócios em um único ambiente de gerenciamento. Por isso, consiste em uma solução com várias vantagens, a qual contribui para a eficiência operacional.
“O SOGI é um software voltado para excelência da gestão legal de uma empresa. Ele envolve todas as empresas preocupadas com riscos e prejuízos.” ... É possível fazer uma gestão voltada para normas internacionais como ISO 9001, OHSAS 18001, SA 8000/NBR 16001, ISO 50001, ISO 22000.
Como implantar um SGI em sua franquia?
Quais são os desafios do processo de implementação do Sistema de Gestão Integrada – SGI? Um dos grandes desafios do processo de implantação é atender e garantir sua eficácia, satisfazendo todas as partes interessadas, conforme suas estratégias e planos futuros.
Atualmente, não há uma certificação específica para SGI, havendo três certificações diferentes (Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho). Porém, estes sistemas de gestão, implantados segundo normas distintas, podem ser integrados.
A certificação ISO 9001 acontece em 7 passos:
Para conquistar o certificado ISO 9001 a empresa precisa:
Entre os principais benefícios da certificação ISO baseada na gestão da qualidade (ISO 9001) é oferecer vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes. Todos ganham com isso: empresa, funcionários e clientes.
Para obter uma certificação de qualidade é necessário que a companhia em questão atenda as exigências da certificadora. Há metodologias específicas adotadas para cada certificação. Ter um selo de qualidade agrega valor a imagem de qualquer organização, pois passa a mensagem de que existe um trabalho melhor qualificado.
O selo ISO
Saiba quais são as principais certificações
A norma é respeitada e conhecida por todos os países. Agregar o selo a sua marca significa que a empresa cumpre cada um dos requisitos estipulados pela ISO 9001. Ou seja, o selo de qualidade traz segurança e confiança para as empresas que a utilizam.