O Tratado de Madri, assinado em 1750, praticamente garantiu a atual extensão territorial do Brasil. O novo acordo anulou o Tratado de Tordesilhas e determinou que as terras pertenceriam a quem de fato as ocupasse, seguindo o princípio de Uti possidetis.
Fim da Guerra Guaranítica Em 1777, as duas coroas assinaram o Tratado de Ildefonso, no qual os portugueses devolveram as Sete Missões para a Espanha. Porém, os espanhóis abriram mão da região das missões após o Tratado de Badajós, assinado em 1801.
A chamada Guerra Guaranítica foi mais um dos conflitos que ocorreram no Brasil entre os portugueses e indígenas por conta de diversos fatores, como a dominação e a escravização que os europeus impunham aos nativos.
Causas principais: - Armamento dos indígenas da região pelos jesuítas espanhóis, para que esses resistissem aos portugueses e defendessem a posse da terra na região. - Disputas territoriais entre Portugal e Espanha em meados do século XVIII.
Resposta. os portugueses. por conta de diversos fatores, como a dominação e a escravização que os europeus impunham aos nativos.
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.
Entre capitalismo e socialismo Os jesuítas das Missões priorizavam um cristão ativo e integrado com o mundo. Em conjunto com a comunidade guarani, eles construíram as reduções, que correspondiam a um plano uniforme, estabelecido e seguido à risca.
Os Sete Povos das Missões