Estimulante tônico, antisséptico, desinfetante, carminativo. Indicação terapêutica: Problema estomacal, dispepsia atônita, cólica espasmódica, flatulência, diarreia, disenteria, leucorreia, incontinência urinária, insônia, reumatismo.
O consumo da bebida também facilita a digestão, regula o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo. Algumas substâncias do chá verde fazem bem para o cérebro e diminui as chances de demências e Parkinson. Além disso, equilibram os níveis de colesterol no sangue melhorando a saúde do coração.
Oito benefícios cientificamente comprovados da noz-moscada
De uma forma geral, é melhor não tomar mais que 4 ou 5 xícaras dessa bebida por dia, mas isso, claro, varia de acordo com cada tipo.
Modo de preparo: Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.
“Contém ainda vitamina C, antioxidante que dá ao organismo maior resistência contra infecções, além de combater os radicais livres”, alerta Gabriela Zugliani, nutricionista. Para obter todos esses benefícios, o indicado é consumir, no máximo, 3 xícaras de chá de erva-doce por dia.
O hábito de tomar chás é muito saudável, mas a combinação entre chás e remédios pode desencadear um problema de saúde muito grave. Costumamos usar chá para gripe, para dor de garganta, chá para emagrecer e diversas outras causas.
Assim, é interessante equilibrar um chá de camomila, melissa, capim-limão ou mesmo erva-doce com um banho quente antes de dormir, relaxando a musculatura, o organismo e estimulando o sono, além de ajudar na digestão e reduzir sensações de peso e estresse.
Benefícios do chá de erva doce
Modo de uso Para preparar o chá deve-se ferver a água, depois colocar esta água em uma xícara junto com a erva-doce. Em seguida, é preciso tapar e deixar descansar de 3 a 5 minutos e depois coar e beber a seguir. A erva-doce também pode ser usada em receitas doces, como bolos e biscoitos.
É possível ingerir o caule, as folhas e as sementes da erva doce. Ela pode ser consumida em saladas, sucos, sopas, molhos e chás. Chá de erva doce com sementes: para preparar este chá, coloque um litro de água filtrada para aquecer, mas não deixe ferver.
Chá de Erva Doce com Limão - Antioxidante e Ótimo para Digestão - Resfriado Gripe.
Este chá de erva doce com bicarbonato de sódio age contra dor de cabeça, insônia e ainda previne contra derrame.
Contra indicações do chá de erva doce Principalmente o hormônio chamado de Estrogênio que pode atrapalhar o tratamento contra o câncer. Outro motivo para não usar o chá de erva doce é para quem faz o uso de suplementação de ferro, pois o chá irá prejudicar na absorção desse nutriente.
A erva-doce também é antiespasmódica e calmante e é muito usada para tratar a dor de barriga, indigestão e inchaço e o louro atenua as cólicas e estimula a digestão, diminuindo a dor e o desconforto causado pelas cólicas intestinais e juntos, melhoram a digestão do bebê, aliviando as cólicas.
É possível concluir que os chás de alho, hibisco, erva cidreira e cavalinha podem auxiliar na diminuição da pressão arterial. Dessa forma, a recomendação é uso de, no máximo, uma xícara ao dia de qualquer uma dessas bebidas.
Além disso, alguns chás também podem interferir com a produção do leite materno, reduzindo a sua quantidade. Assim, é importante que a mãe consulte o obstetra ou um fitoterapeuta antes de tomar qualquer tipo de chá durante a amamentação....Chás que diminuem a produção de leite.
Chá de hibisco é um dos chás para pressão alta O chá de hibisco já foi apontado como um aliado do emagrecimento, porém, além de ajudar na perda de peso, ele também ajuda no controle da pressão arterial. O hibisco é uma flor rica em antioxidantes e naturalmente calmante.
Chá de hibisco para pressão alta O chá de ervas para pressão alta é um excelente remédio caseiro para baixar a pressão, pois é constituído por hibisco, que tem propriedades anti-hipertensivas, diuréticas e calmantes, margarida e alecrim, que também têm ação diurética e calmante.
8 alimentos que ajudam a baixar a pressão