ANEL DE SEGURANÇA EXTINTOR É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA EVITAR O USO INADEQUADO DO EXTINTOR. O anel de segurança extintor consiste em um material plástico com dimensões indeformáveis que é classificado como termofixo porque sua rigidez não é alterada por conta do aumento da temperatura.
Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
Se o lacre do extintor for rompido por acidente devo: ( F ) Jogar o extintor no lixo. ( V ) Providenciar recarga. ( F ) Deixar o extintor no lugar onde estava e explicar em caso de fiscalização.
O lacre é a garantia que o extintor não foi usado. – Alavanca; Serve para dar apoio à pressão no gatilho. Serve para acionar o extintor.
Extingue o fogo por meio de reações químicas e abafamento. Pode ser usado para contenção de praticamente qualquer natureza. Para incêndio de classe A e B. Age por resfriamento e abafamento e nunca deve ser usado em fogo de natureza classe C.
5.
2.
Manutenção de Extintor Nível 2 É feita a desmontagem completa de todos os componentes do extintor para limpeza. Em seguida, é realizada a inspeção visual das peças e da parte interna do extintor. Todos os componentes que ficam sob pressão são então testados e ensaiados.
A conferência periódica deve verificar:
Essa inspeção mensal precisa ser registrada, esse registro pode ser através de uma etiqueta fixada no próprio extintor onde a pessoa responsável pela inspeção verifica as condições gerais, anota a data e assina indicando que a inspensão foi realizada ou posso fazer esse controle também através de uma planilha no ...
O teste hidrostático de extintores deve ser realizado a cada 5 anos, em cilindros de alta e baixa pressão, conforme delimitações das normas NBR 12962, da ABNT e regulamentações do Inmetro.
Cores dos anéis de identificação de manutenção dos extintores
Teste Hidrostático é um processo em que os componentes de um sistema, tais como tubos, vasos de pressão são testadas para a verificação de resistência e vazamentos através do enchimento do equipamento com um líquido pressurizado.
Para execução do teste hidrostático, deve-se seguir a sequência mostrada nos gráficos apresentados nas Figuras 3 e 4, conforme o grau de risco. Pressão de teste % Tempo Pressurização 20 % p /minuto Inspeção inicial Estabilização pressão - 5 min.
Basicamente o teste consiste em encher o reservatório com água e pressurizar até a pressão determinada para a teste. Se o vaso de pressão suportar o teste sem romper ou vazar, e não houver outro fator de comprometimento, estará apto à trabalhar com a pressão de projeto.
O teste hidrostático é um procedimento realizado para identificar vazamentos e avaliar a resistência de componentes de um sistema, à exemplo de tubos e vasos de pressão. Para realiza-lo, se utiliza um equipamento que preenche todo o sistema com líquido pressurizado.
Para realizar um teste hidrostático, o recipiente é preenchido em sua totalidade com água, tomando cuidado para retirar todo o ar do mesmo afim de que não exista bolsões de ar, subsequente com a utilização de uma bomba hidráulica especial o fluido é pressurizado até atingir a pressão de teste.
As diferenças entre teste hidrostático e pneumático estão ligadas principalmente no fluído utilizado e no resultado da aplicação. ... O teste hidrostático é realizado com pressão, água ou fluído não corrosivo. Como já mencionado, sua aplicação tem como função primordial localizar vazamentos.