Os caetés ou Kaeté foram um povo indígena brasileiro de língua tupi antiga que habitou o litoral do Brasil entre a ilha de Itamaracá e o rio São Francisco no século XVI. Eram 75.
Como consequência temos violência, expulsão de indígenas de suas terras, e destruição de culturas nativas.
A luta pela posse de terra, a incidência de doenças nas aldeias, a violência e o preconceito são alguns dos problemas enfrentados pelas diversas tribos brasileiras. A demarcação e a delimitação física de terras para usufruto dos índios estão previstas na Constituição de 1988.
A principal motivação para as invasões é disponibilizar estas terras para a exploração pelo agronegócio, pelas mineradoras, pelas madeireiras, dentre outros segmentos.
Historicamente, o maior problema que os índios que vivem nessas terras são a posse por posseiros, que são pessoas que vêm e se apossam das terras. A parcialidade da Justiça e dos órgãos competentes assustam, pois essas terras devia ser passadas, dentro dos parâmetros da Constituição, para os índios.
Os direitos dos índios à preservação de suas culturas originais, à posse territorial e ao desfrute exclusivo de seus recursos são garantidos constitucionalmente, mas na prática cotidiana a efetivação desses direitos tem se revelado muito difícil e altamente controversa, sendo cercada de violência, corrupção,.
Resposta: Terras indígenas são ocupados por índios que tem uma modo de viver muito diferente do nosso e os problemas é que os indígenas fazem a preservação dos recursos ambientais e tem outros que não ligam para preservação dos recursos ambientais que é uma briga.
Terras indígenas, segundo a legislação brasileira, são aquelas tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas do Brasil, habitadas em caráter permanente, utilizadas para as suas atividades produtivas, e imprescindíveis à preservação dos recursos naturais necessários para o seu bem-estar e sua reprodução física.
Terra Indígena (TI) é uma porção do território nacional, a qual após regular processo administrativo de demarcação, conforme os preceitos legais instituídos, passa, após a homologação por Decreto Presidencial para a propriedade da União, habitada por um ou mais comunidades indígenas, utilizada por estes em suas ...
São terras apontadas pelo governo federal aos índios independente de suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
Possui quatro modalidades: reserva indígena, parque indígena, colônia agrícola indígena e território federal indígena. As terras de domínio das comunidades indígenas (ou terras dominiais) são aquelas de propriedade, não apenas posse, dos índios, adquiridas por compra ou doação.
Cerca de 55% da população indígena vive na chamada Amazônia Legal. Essa região abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão. As Terras Indígenas localizadas nessa região são maiores do que aquelas existentes em outras regiões do país.
O Brasil tem uma extensão territorial de hectares, ou seja, 8.
Atualmente existem 488 terras indígenas regularizada que representam cerca de 12,2% do território nacional, localizadas em todos os biomas, com concentração na Amazônia Legal.
Terras Reservadas (com quatro tipos: Reserva Indígena, Parque Indígena, Colônia Agrícola Indígena e Território Federal Indígena); Terras de domínio das comunidades indígenas (ou terras dominiais).
No Estado de São Paulo, são 31 as terras indígenas com algum tipo de reconhecimento pela Funai. Há, ainda, pelo menos outras 7 terras indígenas no estado que aguardam pelo início dos procedimentos de demarcação.
Os estados com as maiores áreas de territórios indígenas
Amazonas
O censo demográfico também permitiu averiguar as áreas de maior concentração indígena. A região Norte do país é a que possui maior contingente, com mais de 300.
Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil. Do total de indígenas no País, 502.
Os estados com maior número de terras tituladas continuam sendo o Pará e o Maranhão, cada um deles com 55 terras regularizadas. Somadas, as titulações nesses estados representam 70% das terras quilombolas já regularizadas em todo o País.
Resposta: A maior parte vive na região Amazônica e no Piauí não há povos indígenas. Explicação: Cerca de 55% da população indígena vive na chamada Amazônia Legal.