A única forma de prevenção da doença é a vacinação, por meio da Tríplice Viral, disponível nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde), que protege ainda contra caxumba e rubéola.
A vacina contra o HPV pode ser tomada das seguintes formas:
Locais e horário. A vacina poderá ser tomada das 8h às 17h nas 233 unidades de Atenção Primária do município – clínicas da família e centros municipais de saúde. Três postos do Detran, na Barra da Tijuca, Campo Grande e Ilha do Governador, vão oferecer a vacina em sistema drive thru, das 9h às 14h.
A vacina para esses animais está disponível durante todo o ano, de forma gratuita, nos postos fixos localizados no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho e no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman.
Cada dose custa da vacina bivalente custa em média R$ 200. Já as doses da quadrivalente podem ser encontradas por R$ 300.
A duração da eficácia foi comprovada até 9 anos, mas ainda existem lacunas de conhecimento relacionadas à duração da imunidade em longo prazo (por quanto tempo as três doses recomendadas protegem contra o contágio pelo HPV) e a necessidade de dose de reforço (aplicação de novas doses da vacina no futuro na população já ...
A vacina HPV é indicada para a imunização ativa contra os genótipos de baixo risco HPV 6 e 11 e de alto risco HPV 16 e 18. A vacinação consiste na administração de três doses, com esquema vacinal 0, 6 e 60 meses (esquema estendido).