As artérias subclávias esquerda e direita são responsáveis por levar o sangue até os membros superiores. Localiza-se embaixo da clavícula. A artéria subclávia direita origina-se do tronco braquiocefálico, enquanto a subclávia esquerda origina-se diretamente do arco da aorta.
Veia subclávia: é a continuação da veia axilar, estendendo à borda externa das costelas até a borda medial do escaleno anterior, onde se une à jugular para formar a veia braquicefálica.
A artéria radial segue pelo lado radial do antebraço, ou seja, parte lateral em posição anatômica, sendo este o mesmo lado do polegar. Ela segue lateralmente até o punho, sendo uma artéria palpável medialmente ao processo estiloide do rádio.
Joelho e perna Continuando mais abaixo na extremidade inferior, alcançamos as artérias das pernas e do joelho: as artérias poplítea, genicular superior (medial e lateral), genicular inferior (medial e lateral), tibial (anterior e posterior), maleolar anterior (medial e lateral), e fibulares (peroneais).
Esquema da artéria femoral (20) e suas principais ramificações - coxa direita, visão anterior. A artéria femoral é a segunda maior artéria do corpo (a primeira é a aorta), localizada ao longo da coxa, sendo o principal vaso sanguíneo a irrigar o membro inferior.
Uma aba e um “falso canal” podem se formar dentro da aorta e impedir o fluxo sanguíneo. E a pressão do sangue pode continuar aumentando o rasgo e a aba. Se o rasgo atravessar as três camadas e a aorta se romper, a morte pode ser quase imediata.
A artéria carótida é a artéria que nutre todos os tecidos acima do pescoço, o cérebro, se ela for cortada, o cérebro irá ficar sem sangue, levando a hipoxia, e a morte do tecido nervoso.
Entenda o que acontece quando há rompimento de um vaso sanguíneo