O mico-leão-dourado é endêmico da Mata Atlântica de baixada costeira do Estado do Rio de Janeiro, ocorrendo em até 500 metros de altitude. Os micos-leões usam tanto as florestas de vegetação preservada, ou primária, quanto as secundárias, onde já houve exploração ou corte seletivo de árvores.
Resposta. O mico-leão-dourado (nome científico: Leontopithecus rosalia) é um primata endêmico do Brasil, da família Callitrichidae e gênero brasileira, no estado do Rio de Janeiro, mas alguns autores já consideraram sua ocorrência no sul do Espírito Santo.
Normalmente, os micos dormem em buracos (ocos) de árvores, moitas de folhas ou emaranhados de bambu. Predadores dos micos-leões-dourados incluem jiboias, gaviões, corujas, pequenos felinos, iraras e humanos. Em 1996, teve início um período de intensa predação de micos na Reserva de Poço das Antas.
No caso do mico-leão-dourado, o habitat é a Mata Atlântica do Rio de Janeiro, numa área de 6 mil km². O total de região florestal onde estes animais são encontrados, no entanto, não passa de 500 km², em cidades como Cabo Frio e Saquarema.
Mandril: 20 anos
Fêmea: 25 cm
O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma espécie encontrada apenas na Mata Atlântica. ... No caso acima, podemos concluir que o habitat do mico-leão-dourado é a Mata Atlântica. Quando falamos de seu modo de vida, do que se alimenta e da sua reprodução, estamos falando de seu nicho ecológico.
Vive em matas, capoeiras e plantações, do sul do México até o Uruguai, e alimenta-se de frutos e sementes caídos das árvores. ... Como os cães, a cutia costuma enterrar alimentos (sementes), que desenterra em tempos de escassez. Por isso, é considerada importante dispersora de espécies vegetais.
A cutia tem hábito diurno e vive em áreas do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, sobretudo em regiões do sudeste, nordeste e norte do país. De médio porte, mede de 40 a 60 centímetros de comprimento, de 15 a 20 centímetros de altura e pesa cerca de 2 a 4 quilos.
Floresta Tropical
Modo de preparo: Ao iniciar a fervura, tempere a cutia e, depois de esfriar, deixe imersa na geladeira por 24 horas. Passado esse período, escorra a carne, fure-a com a ponta da faca e introduza os cubos de bacon e dentes de alho inteiros. Embrulhe a carne em papel alumínio e asse em fogo médio por cerca de 2 horas.