A primeira célula de movimentação é a célula tropical. Ela ocorre nas regiões de baixa latitude (mais próximas da Linha do Equador). ... O ar proveniente das outras duas células, ao alcançar os polos, desce e forma uma forte pressão polar.
A circulação da atmosfera é dividida em 3 células:
Resposta. Resposta: A circulação atmosférica é responsável pela dinâmica de circulação dos ventos, pela alteração das pressões atmosféricas, pela distribuição do calor e, consequentemente, interferem diretamente no clima da Terra.
Dentre os principais exemplos, podemos citar os ciclones (furacões, tufões, tornados, etc.), inversão térmica, efeito estufa, El Niña e La Niña, dentre outros. A seguir, você poderá conferir um breve resumo com as principais características de cada um desses fenômenos: Não pare agora...
Fenômenos meteorológicos são os eventos que ocorrem na atmosfera associados ao clima e ao tempo. ... Na maioria das vezes, são monitorados por equipamentos e analisados pelos meteorologistas. Entre os diversos fenômenos meteorológicos que podem ocorrer, estão: a chuva, os raios, os ciclones, El Niño, La Niña etc.
A ocorrência dos fenômenos atmosféricos podem ser separadas em três grandes categorias, ou seja, macro, meso e micro-escala.
São exemplos de fenômenos climáticas e meteorológicos extremos, exceto: a)Secas e inundações.
Na linha do Equador, fotoperíodo é igual a 12h. 22/06 → = + 23o27´ Efeméride: Solstício de verão no Hemisfério Sul (de inverno no HN) – ocorre normalmente no dia 22/12, sendo esse o início do verão. ... Nessas datas, o fotoperíodo é igual a 12h em todas as latitudes do globo terrestre.
O equinócio é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e do outono. Esse evento ocorre duas vezes por ano, na primavera e outono. A palavra equinócio é de origem latina e significa “noite igual” (“aequus" (igual) + “nox” (noite), "aequinoctiu"). ...
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano e estão relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra. ... Esses fenômenos astronômicos representam, então, o movimento aparente do Sol e ambos ocorrem duas vezes por ano em cada hemisfério.
Como o movimento de translação faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.