Vias nervosas sensitivas: são as vias que conduzem as informações destinadas aos centros nervosos. ... Os gânglios nervosos são os pontos onde se concentram os corpos celulares dos neurônios que formam as vias nervosas. Vias motoras: são aquelas que conduzem os estímulos dos centros nervosos para o resto do organismo.
As vias aferentes e eferentes estão presentes no sistema nervoso somático, que coordena a parte motora consciente através de atividades voluntárias, e no sistema nervoso visceral, responsável pelos sistemas involuntários como respiração, circulação, digestão e temperatura corporal.
Vias motoras. Todos os nossos movimentos voluntários são, provocados por impulsos nervosos originados na circunvolução frontal ascendente do córtex de cada hemisfério cerebral, que têm de atravessar vias específicas até chegarem aos músculos do esqueleto e provocarem a sua contracção.
Nervos sensitivos são os que contêm somente fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos órgãos sensitivos para o sistema nervoso central. Nervos motores são os que contêm somente fibras motoras, que conduzem impulsos do sistema nervoso central até os órgãos efetuadores (músculos ou glândulas).
Os Nervos sensitivos são os que contêm somente fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos órgãos sensitivos para o sistema nervoso central. Os Nervos motores são os que contêm somente fibras motoras, que conduzem impulsos do sistema nervoso central até os órgãos efetuadores (músculos ou glândulas).
As fibras nervosas podem ser divididas em tipos A e C. As fibras tipo A possuem grande ou médio diâmetro, são mielinizadas e consequentemente conduzem impulsos nervosos com velocidades tão altas quanto 120 m/s.
Nas fibras que possuem a bainha de mielina a velocidade de condução do impulso nervoso é muito maior ,pois elas conseguem isolar eletricamente o axônio de um neurônio,já as fibras que não possuem a bainha são chamadas de amielínicas e possuem uma velocidade de condução do impulso nervoso muito menor .
A s fibras nervosas se dividem em dois tipos: Amielínicas: são axônios de pequeno diâmetro que são envolvidos somente por uma única dobra de mielina. Mielínicas: são axônios em grande calibre, indicando que há um grande número de voltas de bainha de mielina.
As fibras mielínicas são aquelas em que a célula de Schwann envolve várias vezes o axônio de um neurônio, formando a bainha de mielina. Já nas amielínicas a célula de Schwann envolve uma única vez o axônio e não forma a bainha de mielina; nesse último caso, a célula de Schwann envolve vários axônios ao mesmo tempo.
Por outro lado, nas fibras nervosas mielínicas, o impulso propaga-se a uma velocidade significativamente maior, porque "salsa" de um nódulo de Ranvier para outro, sem que a membrana celular subjacente participe na condução do mesmo - daí que a velocidade oscile entre os 30 e os 170 m por segundo, conforme o diâmetro e ...
Sua função é de proteger o axônio. Além disso, ela também acelera a velocidade da condução do impulso nervoso. A bainha de mielina não é contínua, pois ela apresenta intervalos reguladores, formando os nódulos de Ranvier. A bainha de mielina está presente somente nos vertebrados.
A Bainha de Mielina é uma capa de tecido adiposo que protege suas células nervosas. Estas células são parte do seu sistema nervoso central, que transporta mensagens entre o seu cérebro e o resto do seu corpo. ... A bainha de mielina envolve as fibras que são a parte longa em forma de fio de uma célula nervosa.