crossorigin="anonymous">
Centro de interesses é uma metodologia de ensino criada em 1927 pelo Dr. Ovide Decroly, um médico, educador e psicólogo belga. ... Assim, o tema escolhido para essa abordagem metodológica precisa corresponder a um agrupamento de assuntos que ajudem a criança a desenvolver estas quatro necessidades.
Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. ... O conceito de interesse é fundamental no pensamento de Decroly. Segundo ele, a necessidade gera o interesse e só este leva ao conhecimento.
Método ideovisual de Decroly consiste em iniciar o ensino da leitura a partir de pequenas histórias, adaptadas ou especialmente criadas pelo professor.
Jean-Ovide Decroly foi diretor da Escola "École d'Ermitage" (1907), cujo o ensino era direcionado aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais (Montessori).
Os principais desafios para a alfabetização por meio do método fônico se devem às variações da língua portuguesa. Mesmo que existam variações na pronúncia de algumas palavras, elas são escritas da mesma forma. Por exemplo, a palavra tomate, escrita com o e e, é pronunciada como “tumatchi” em algumas regiões do Brasil.
No método de palavração, a ênfase recai na palavra, e não no texto; na sentenciação, a ênfase incide na palavra ou na frase. Comênio é apontado como introdutor do método da palavração, por volta da segunda metade do século XVII.
O método global integra o conjunto dos métodos analíticos que se orientam no sentido do todo para as partes. Defende que a criança percebe as coisas e a linguagem em seu aspecto global, que a leitura é uma atividade de interpretação de ideias e que a análise de partes deve ser um processo posterior.
O método analítico, também conhecido como “método olhar-e-dizer”, defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo deste princípio, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores.
Ele afirma que o método mais eficaz de alfabetização é o que chamamos fônico. E o pesquisador francês parte do ensino das letras e da correspondência fonética de cada uma delas, como se fazia antigamente.
Conheça, a partir dos estudos da pesquisadora Isabel Frade, as formas clássicas de ensinar a língua escrita e o que as pesquisas afirmam sobre elas
Para esse conjunto de métodos denominados sintéticos, propõe-se um distanciamento da situação de uso e do significado, para a promoção de estratégias de análise do sistema de escrita. Os métodos analíticos partem do todo para as partes e procuram romper radicalmente com o princípio da decifração.
O papel do professor no processo de alfabetização dos alunos é trabalhar da melhor forma possível para ensinar, construir a escrita e a incentivar a leitura, sem contar que ele deve encontrar meios para que o aluno se interesse em aprender, pois será dessa forma que o aluno vai saber se relacionar melhor com as pessoas ...
A utilização dos espaços e materiais disponíveis dentro das diferentes áreas da escola cria várias formas de aprendizagem, possibilitando às crianças, maneiras diferentes de interação entre si, com o professor e com o meio ao qual pertence naquele momento, dando a elas condições de analisar determinadas situações e a ...
Concluindo, o letramento na Educação Infantil é muito importante, pois estimula a participação ativa no processo educacional e contribui para a futura formação leitora da criança, além de auxiliá-la na alfabetização e visão do mundo.