Oceano Atlântico
estados de Goiás
O rio Tocantins nasce no Planalto de Goiás, a cerca de 1000 m de altitude, sendo formado pelos rios das Almas e Maranhão, e com extensão total aproximada de 1.
Formado por diversos rios, os principais rios que formam a Bacia Tocantins-Araguaia são:
Uma das doze bacias hidrográficas do Brasil O rio Tocantins nasce no estado de Goiás e percorre aproximadamente 1.
Bacia Hidrográfica é a área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes. É a porção do espaço em que as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d'água, abastecendo-o.
Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.
No Brasil, são rios de planalto o Paraná e seus afluentes; o São Francisco; o Tocantins, a montante de Tucuruí; o Negro, acima de Santa Isabel do Rio Negro; e o Branco, acima de Caracaraí. São os mais favoráveis à navegação, caracterizados por uma declividade suave e regular.
A Bacia do Paraná é a maior das três. Situa-se em áreas do sudeste e sul do Brasil e foi intensamente transformada para a construção de hidrelétricas e para a navegação. Destacam-se, além do rio Paraná, os vários afluentes pela geração de energia e pelo recente desenvolvimento das hidrovias.
A Bacia Platina é uma das mais importantes da América do Sul, pois além de grande importância energética, ela é responsável pelo abastecimento de grande parte da agropecuária e de algumas zonas urbanas no Brasil. É correto afirmar que a Bacia Platina * (A) possui rios como o São Francisco, Uruguai e Orinoco.