O que você espera da remoção da água dos alimentos no que diz respeito à sua conservação? ... Esta água é eliminada com relativa facilidade durante o processamento. Espera-se, de uma forma geral, que quanto menos água livre, menos sujeito à deterioração estará o alimento.
A água pode se apresentar da forma livre, ou seja, presente nos espaços entre os poros do material, permitindo o crescimento de microorganismos e reações químicas; e também como água ligada, que está quimicamente com outras substâncias do alimento, e mais difícil de ser eliminada, já a água total é o valor de toda a ...
A umidade ou teor de água presente no alimento é uma das determinações mais importantes na análise de alimentos, principalmente por estar relacionada com a estabilidade e a conservação. ... Os sólidos totais ou a matéria seca são obtidos pela diferença entre o peso total da amostra e o conteúdo de umidade.
A secagem por este processo baseia-se na propriedade pela qual, aumentando-se a temperatura do ar úmido, a umidade relativa diminui e, conseqüentemente, a capacidade do ar em absorver umidade aumenta. Geralmente, o ar é forçado a passar através do secador por meio de um ventilador.
No entanto a exatidão depende de vários fatores como por exemplo a temperatura de secagem, o tamanho das partículas da amostra, o número e posição das amostras na estufa e a formação de crosta na superfície da amostra, entre outros.
Na escolha de um método analítico devemos estar atentos a exatidão, precisão, sensibilidade, seletividade, robustez, escala de operação, tempo de análise, disponibilidade de equipamento e custo. O método a ser escolhido deve proporcionar a exatidão, precisão e sensibilidade necessária para identificação do meu analito.
A diferença entre eles é a precisão e exatidão, pois, os convencionais são simples e não necessitam de equipamento sofisticado, utilizando apenas vidraria e reagentes, e geralmente são utilizados em gravimetria e volumetria, enquanto os instrumentais são mais específicos por serem realizados em equipamentos eletrônicos ...
Métodos Instrumentais É aconselhável para análises rotineiras, possui equipamentos de custo elevado e requer profissionais capacitados para realizar as análises, os equipamentos analíticos requerem calibração e é amplamente utilizada na indústria e em laboratórios.
Metodos Convencionais e Metodos Instrumentais Os métodos convencionais são aqueles que não necessitam de nenhum equipamento sofisticado, utilizando-se apenas de materiais comuns de laboratórios, como por exemplo, vidrarias e reagentes, sendo utilizados geralmente a gravimetria e volumetria.
Equipamentos graduados são aqueles com várias marcações de volume,porém não são tão precisos. Já os volumétricos marcam apenas um único volume, com maior precisão e rigorosidade. Exemplos graduados: pipeta graduada, béquer e bureta. Exemplos volumétricos: pipeta volumétrica, balão volumétrico.