O que vem a ser trepanaço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Explicamos: é a abertura de um ou mais buracos no crânio. Seu registro mais antigo data de 8 mil anos, se tornando o mais velho procedimento cirúrgico conhecido – e, incrivelmente, a técnica era usada por várias culturas antigas, desde civilizações pré-colombianas até as primeiras civilizações europeias.
Como corta o crânio?
O cirurgião pode usar uma broca médica para fazer orifícios no crânio e uma serra especial para cortar cuidadosamente o osso. O retalho ósseo será removido e reservado. O cirurgião separa a cobertura externa do cérebro diretamente abaixo do osso (dura-máter) e a corta cuidadosamente para expor o cérebro.
O que são Trepanações porque eram feitas na Pré-história?
O objetivo era aliviar a pressão – e deixar os maus espíritos saírem, conforme as crenças do povo em questão. A prática, chamada “trepanação”, durou muito tempo: da época dos Flintstones até a Idade Média, foi usada para combater epilepsia, enxaquecas e esquizofrenia.
Como era a saúde na Pré-história?
Na Pré-história, os seres humanos desconheciam as causas naturais, como chuvas, raios, calor, frio. Também não sabiam as causas das doenças que não pudessem ser explicadas como consequência de eventos cotidianos, como ferimentos causados por quedas ou cortes e lesões.