O que é a Tamargueira? É uma espécie de uma árvore de crescimento lento (arbusto ou árvore pequena), que cresce no deserto. Embora, cresça em condições adversas, ela gera muitos frutos.
A tamareira é um tipo de palmeira frutífera, muito importante na história e na cultura do Oriente Médio. O seu fruto, a tâmara é a figura central de um dito popular que diz ser possível um andarilho caminhar por três dias no deserto, comendo uma única fruta dessa árvore.
Embora o ditado "quem planta tamareiras não colhe tâmaras" tenha sido verdadeiro durante muito tempo, atualmente essas palmeiras já não levam mais 100 anos para produzir frutos, porque devido às engenharias genéticas as mudas podem frutificar em bem menos de 10 anos!
Árvores Pawpaw (5-7 anos) O papaia leva entre cinco e sete anos para frutificar. Os frutos de mamão são conhecidos por amadurecer entre os meses de agosto a meados de setembro.
As tâmaras crescem em grandes cachos que podem ter até mil frutas cada um. As tamareiras se desenvolvem em áreas de clima quente e seco. Elas são as palmeiras características dos oásis de desertos do Oriente Médio e do norte da África. ... A altura da tamareira chega a 23 metros.
Com sementes Para plantar tâmara é necessário que seja feito um processo chamado “quebra de dormência” antes de semear pelo fato de suas sementes serem grandes. Vá molhando as sementes de 2 à 3 dias em água corrente, alternando entre calor: recipiente com as sementes ao sol, e no frio: na geladeira à noite.
No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste, devido às condições climáticas favoráveis, principalmente às altas temperaturas durante o dia e à noite. Antes de plantar tâmaras, as sementes devem ser hidratadas para germinarem.
As tâmaras secas têm mais calorias do que tâmaras frescas, pois remover a água da fruta torna os nutrientes mais concentrados. Por isso, é importante moderar o consumo e não exceder 3 tâmaras por dia, principalmente pessoas diabéticas que querem perder peso.
“Por conter alto teor de fibra, o damasco seco proporciona saciedade, auxiliando em dietas hipocalóricas. Porém, não se pode exagerar e exceder a quantidade 4 a 5 unidades por dia, pois cada unidade contém aproximadamente 6g de carboidrato e 23 calorias”, acrescenta a nutricionista.
Como consumir tâmaras na gravidez Ainda de acordo com Ana Vargas, é aconselhado que a fruta seja consumida in natura a partir das 36 semanas de gravidez, com a ingestão de 6 tâmaras por dia, por pelo menos 20 dias antes do parto.
277 kcal
Quantidades comuns
Pequena, suculenta, carnuda e doce, a tâmara ganha cada vez mais espaço quando o assunto é alimentação saudável. Isso porque esse fruto traz uma série de benefícios para quem busca perder peso e manter bons hábitos alimentares.
A fruta pode ser consumida, em sua forma seca, como um lanche. Inclusive, ela é muito comum de ser encontrada assim nas festas de fim de ano, junto com o damasco seco e as uvas passas. Brigadeiro fake de tâmara – uma verdadeira “bola de energia”! Além disso, há diversas receitas de doces com essa fruta.
O que é tâmara seca ou fresca De origem asiática, ela é rica em vitaminas A e K, além de minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio - nutrientes responsáveis por proteger o organismo e deixar o corpo mais forte e regulado.
Modo de preparo Remova as sementes das tâmaras e coloque as frutas em um pote. Adicione água filtrada em quantidade suficiente para cobri-las e deixe de molho por cerca de 1 hora. Depois disso, retire e seque as frutas e separe a água utilizada num recipiente.
Devido a sua diversidade as tâmaras são classificadas em moles (por exemplo: Barhee, Halawy, Khadrawy, Medjool), semi-secas (por exemplo: Dayri, Deglet Nour, Zahidi) e secas (por exemplo: Thoory). O tipo de fruto depende de seu teor de glucose, frutose e sacarose.