Significado de Centelha substantivo feminino Partícula que se desprende de um corpo em brasa; fagulha ou faísca. [Por Extensão] Que brilha somente por um instante.
substantivo masculino Bandeira, insígnia, símbolo, de uma nação, de um partido político, de uma escola de samba, de um time de futebol, de uma religião, de uma corporação militar etc.: estandarte militar. Bandeira usada numa guerra; bandeira de guerra. [Figurado] O que se utiliza para simbolizar algo; pendão.
Estandarte Real ou Presidencial é a bandeira distintiva de um chefe de estado que é arvorada no mastro principal de um navio, quando da sua presença a bordo. O protocolo de alguns países faz com que o estandarte do chefe de estado possa ser arvorado na haste da popa de um navio, em substituição da bandeira nacional.
Arvorai vem do verbo arvorar. O mesmo que: fugi, hasteai, içai, desfraldai.
substantivo masculino e feminino Pessoa que leva a bandeira, o estandarte; porta-bandeira, vexilário. Etimologia (origem da palavra porta-estandarte). Porta + estandarte.
Significado de Desfraldar verbo transitivo Marinha Dar ao vento, desferir, largar (as velas). Despregar, soltar: desfraldar uma bandeira.
Mestre-sala e porta-bandeira são um casal de dançarinos que exercem a função de conduzir e apresentar a bandeira de uma escola de samba durante o seu desfile no carnaval.
substantivo masculino e feminino Pessoa que carrega a bandeira (de um regimento, de uma associação, de um clube etc.) num desfile, num préstito; porta-estandarte, vexilário. [Militar] Num regimento militar, oficial que carrega a bandeira desse regimento; abandeirado, alferes.
A porta bandeira ostenta, conduz e apresenta o pavilhão, que deve estar sempre aberto no momento do giro. Ela tem status e postura de rainha dentro de uma escola de samba, com gestos elegantes, suaves e leves ela dança como se estivesse flutuando na passarela, girando sempre em 360º em sentido horário e anti-horário.
O cargo de Mestre-sala ou Mestre de sala designa uma função aristocrática que existiu no Reino de Portugal e nos restantes reinos europeus, vinculada à supervisão de cerimónias do governo monarquia. É oficial na Casa real que dirigia o cerimonial nas recepções e banquetes do Paço Real assim como noutros actos solenes.
Aquele que dirige um baile. 3. [Brasil] Sambista que, em desfiles carnavalescos, juntamente com a porta-bandeira, introduz o desfile de uma escola de samba (ex.: o gingado do mestre-sala e o giro da porta-bandeira).
O mestre-sala era aquele que comandava a festa, organizando tudo para não ocorrer nada errado. Provando esse a água que diante dele chegou transformada em vinho, exclama dizendo: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já tem bebido, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho!
Quanto ganha um Mestre de Bateria por jornada de trabalho