Forma parte da parede lateral e soalho da órbita. É um osso par e irregular. Apresenta as seguintes estruturas: faces malar, orbital, temporal; processos frontal, temporal e maxilar e quatro bordas.
O osso zigomático constitui origem de alguns músculos da face, incluindo o músculo masseter. Estes músculos podem ser sítio de dor orofacial incluindo as de origem miofascial, os famosos trigger points. Devemos lembrar que é muito comum haver dor irradiada na face.
O osso temporal é composto por várias partes: a parte escamosa, o processo (apófise) zigomático, a parte petromastóidea, a parte timpânica, o processo (apófise) estilóide. Todas as partes constitutivas do osso temporal serão explicadas ao longo deste artigo.
Anatomia de superfície O gânglio trigeminal projeta-se sobre a margem superior do osso zigomático, no nível da parte anterior da fossa mandibular do osso temporal. A distância existente entre o gânglio e a face lateral da parede do crânio é de cerca de 4 mm.
O osso temporal apresenta uma abertura em sua superfície posterior da pirâmide petrosa situada acima do meato acústico interno na fossa posterior do crânio que corresponde a fossa subarqueada, que é uma via de invasão de tecido conjuntivo da meninge.
Trajeto. Logo após a origem, as duas raízes do nervo trigêmeo passam a ter direção súpero-anterior, atravessando, sucessivamente, as fossas posterior e média do crânio. A raiz sensitiva e a motora funde-se com o nervo mandibular. ... A partir daí, o nervo dirige-se para a borda superior da parte petrosa do osso temporal.
O uso de remédios normalmente é a primeira forma de tratamento recomendada pelo neurologista, e alguns medicamentos podem ser:
Os ramos do nervo lingual seguem diretamente para a língua, onde controlam o paladar nos seus dois terços anteriores ou formam sinapse no gânglio submandibular como fibras parassimpáticas e as fibras pós-ganglionares inervam as glândulas salivares.
O bloqueio teste é realizado colocando anestésico local na articulação suspeita, confirmando assim o diagnóstico. Este procedimento deve ser sempre realizado guiado por imagem (ultrassom ou radioscopia) para garantir um resultado fidedigno.