A sociedade do conhecimento, conceito que define um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola ou industrial, mas na capacidade de pesquisar, inovar e produzir informação, é o tema do relatório lançado em novembro pela Unesco, braço da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O conceito de 'Sociedade da Informação', a meu ver, está relacionado à ideia de 'inovação tecnológica', enquanto o conceito de 'Sociedade do Conhecimento' inclui uma dimensão de transformação social, cultural, econômica, política e institucional, assim como uma perspectiva mais pluralista e de desenvolvimento.
As principais características da informação – complexidade, estabelecimento de novas conexões e atualização constante – implicam em uma nova visão da educação e da formação das pessoas. Esta Sociedade do Conhecimento, também chamada de Sociedade da Aprendizagem, requer uma nova leitura do mundo.
Os trabalhadores do conhecimento são todos aqueles que, com elevados níveis de escolaridade com uma grande bagagem de experiência e renovação nos conceitos mais elementares dos processos nas organizações.
A Democratização do Conhecimento é uma questão que discute a ampliação do acesso tanto à recepção quanto à emissão de conhecimento, a sua democratização e do conhecimento.
Democratizar significa "dar constituição democrática" a alguma coisa ou ainda "converter às doutrinas democráticas" e "tornar popular e acessível".
O acesso ao cinema no Brasil não é democratizado, mas sim selecionado, segregacionista e seletivo, tornando-se um privilégio da camada mais rica da sociedade nacional. Na escola, nos contam que o Brasil é um país multicultural, o famoso Brasil de muitos “Brasis”. ...
A democratização da gestão na escola pública significa minimizar a centralização das decisões dos rumos da educação. ... Para tanto, a escola deve desenvolver uma educação que proporcione aos alunos a capacidade de aprender com competência técnica, política e humana, tornando-os sujeitos emancipados e autônomos.
Assim, o acesso ao conteúdo se torna mais fácil, a igualdade entre os candidatos aumenta e um maior número de pessoas poderá concorrer ao pleito. Logo, a democratização no ensino para concurso será bem vista por todos. Os alunos terão maiores oportunidades, o que torna o processo mais justo.
A contribuição significativa da escola para a democratização da sociedade e para o exercício da democracia participativa fundamenta e exige a gestão democrática na escola. ... Entre os princípios que devem nortear a educação escolar, estão: I apregoados na Constituição de 1988, art. 206; e na Lei n.
A democratização do ensino superior: uma análise do processo de expansão da Universidade Federal Rural de Pernambuco. ... Porém, torna-se necessário expandir o ingresso ao ensino superior para assim constituir um cidadão apto a transformar a realidade em que vive e desenvolver o seu país.
Esse ambiente de ensino coloca os alunos como atores centrais do processo educacional, os educadores participam facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes. Outro aspecto importante de uma escola democrática é dar aos estudantes a possibilidade de escolher o que querem fazer com seu tempo.
Onde deve ser desenvolvida a educação para a democracia ? A escola é o locus privilegiado, embora sofra, atualmente, a concorrência de outras instituições -- como os meios de comunicação de massa. A escola continua sendo a única instituição cuja função oficial e exclusiva é a educação.
Confira a seguir:
O afeto, o interesse, o amor pela leitura, o gosto de aprender e a ausência de medo são ingredientes indispensáveis para uma educação de qualidade em qualquer idade. Avançar na direção de uma educação de qualidade implica, justamente, que a cidadania se informe melhor a fim de saber por que e como reivindicá-la.
Educação de qualidade é o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. A educação tem poder para erradicar a pobreza, transformar vidas e promover avanços em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Qualidade de Ensino representa o nível de ensino ministrado nas escolas. Incluindo principalmente a adequação do conteúdo. Metodologias de ensino. Competência dos professores, gestores e funcionários das escolas e recursos físicos adequados e favoráveis à aprendizagem.
Enfim, o que determina uma escola de qualidade? ... Libâneo (apud TEIXEIRA; SCHWANTES, 2011) afirma que a escola bem organizada é aquela que garante condições pedagógicas e operacionais para que os professores desempenhem um bom trabalho a ponto de promover uma aprendizagem satisfatória a todos os alunos.
A escola ideal é aquela que oferece os instrumentos e conteúdos essenciais para uma aprendizagem de qualidade necessária para que os indivíduos possam desenvolver plenamente suas potencialidades, possam trabalhar com competência, viver com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de ...
A escola dos meus sonhos é aquela em que professores e alunos trocam, naturalmente, seus saberes e, juntos, constroem o conhecimento. A escola dos meus sonhos é aquela na qual provas e testes escritos são dispensáveis, pois todos lá estão por prazer e por isso, de toda forma, aprendem.
Familiaridade – Além da cultura de paz e convivência fraterna, para que os objetivos educacionais sejam realmente alcançados é fundamental que o estudante sinta-se confortável e acolhido no ambiente escolar. Integração – Uma educação completa só é viável com a participação efetiva da família.
Confira a seguir as principais formas de tornar a sala de aula um ambiente ideal: