A cultura pura de um dado microrganismo é uma cultura de células genética e morfologicamente idênticas. A imobilização das células num meio sólido torna possível a visualização do crescimento em massas celulares isoladas denominadas colónias.
CONCLUSÃO O processo de repicagem permite o estudo isolado de microrganismos com a finalidade de um estudo mais específico de determinado microrganismo, desta forma sem a interferência de outros microrganismos ou fatores que afetem seu desenvolvimento.
A etapa de repicagem nada mais é que o transplantio de uma mudinha de um local para outro no mesmo viveiro. Assim, quando as mudas estiverem no tamanho adequado, o que depende da espécie, devem ser repicadas para o viveiro.
Os patógenos podem infectar o corpo humano e outros hospedeiros por meio de várias vias, denominadas portas de entrada. As portas de entrada para os patógenos são as membranas mucosas, a pele e a deposição direta sob a pele ou as membranas (via parenteral).
Isolamento de fungos em tecidos vegetais devem ser cortados em pedaços, que são tratados, assim como sementes, em hipoclorito de sódio (NaOCl) a 1% por cinco minutos, para inviabilizar os organismos presentes na superfície.
Qual a diferença entre vírus, bactérias e fungos?
Os fungos se nutrem de matéria orgânica viva ou morta que digerem através de exoenzimas que secretam. Estudos genéticos mostram que eles estão biologicamente mais próximos dos animais do que das plantas. Grande parte dos fungos é simbionte ou parasita de plantas, insetos, animais ou outros fungos.