A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos.
Dióxido de enxofre
Esse fenômeno é causado principalmente pela poluição do ar A chuva ácida é causada por reações químicas que acontecem entre os gases poluentes liberados na atmosfera e o vapor d'água. Como consequência, há a formação dos ácidos sulfúrico, nítrico e nitroso que conferem acidez demasiada à água da chuva.
Algumas medidas que podem atenuar a formação de chuva ácida são: economia de energia, uso de transporte coletivo (diminuindo-se o número de carros, também diminui a quantidade de poluentes), uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre e purificação dos escapamentos dos ...
COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?
Consequências da chuva ácida
Causas da chuva ácida A primeira Revolução Industrial acelerou a liberação de gases tóxicos para atmosfera. ... A queima de combustíveis fósseis é quem produz os principais componentes da chuva ácida, como os óxidos de enxofre (SO2 e SO3), monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO2), além dos hidrocarbonetos.
Os óxidos são uma classe de substâncias inorgânicas que são formadas por dois elementos, sendo que o mais eletronegativo deles é o oxigênio. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3). ...
Resposta: Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações. Para os homens, o excesso de dióxido de enxofre no corpo origina a formação de ácidos, o que pode causar danos irreversíveis aos pulmões.
Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o , formado pela reação do atmosférico com a água, o , o , o e o . Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis.
A chuva é naturalmente ácida porque a água se liga ao gás carbônico presente na atmosfera, formando assim o ácido carbônico.
Resposta. A água da chuva é naturalmente ácido por conta das moléculas presente na atmosfera, como o CO2, NO2 e SO2, que quando reagem com a água formam os ácidos H2CO3, HNO3 e H2SO3, respectivamente, ác.
Resposta. Os gases produzidos por fábricas e motores liberam Óxido de Enxofre (SO2), que entra em contato com a água (H2O) e se dilui nela, formando assim o Ácido Sulfúrico (H2SO4). E assim se forma a chuva ácida.
5 a 5
6.
Existem diversas formas para neutralizar o pH da água de chuva. Em indústrias ou mesmo em Estações de Tratamento de Água municipais costuma-se utilizar barrilha ou soda cáustica.