A Análise Descritiva é a fase inicial deste processo de estudo dos dados coletados. Utilizamos métodos de Estatística Descritiva para organizar, resumir e descrever os aspectos importantes de um conjunto de características observadas ou comparar tais características entre dois ou mais conjuntos.
As ferramentas descritivas são os muitos tipos de gráficos e tabelas e também medidas de síntese como porcentagens, índices e médias. ... Ao se condensar os dados, perde-se informação, pois não se têm as observações originais.
A Estatística é uma ciência que trabalha com o levantamento, o processamento e a análise de dados no intuito de fornecer respostas com o mínimo de incerteza, ou seja, com a menor margem de erro possível.
Um dos destinos mais óbvios para os profissionais formados em Estatística são os bancos e setor financeiro em geral. Nessas instituições, os estatísticos podem trabalhar em análise de riscos, avaliar investimentos e transações.
Para trabalhar como estatístico é preciso entender as necessidades do mercado, estar sempre atualizado, ser flexível e se adaptar-se às mudanças. Se você quer trabalhar como estatístico (ou já trabalha) tem 10 coisas que você precisa saber.
Para você que deseja ser um estatístico, veja quais as principais universidades do país que disponibilizam esse curso:
O primeiro passo em uma pesquisa científica ou levantamento estatístico é o planejamento, no qual define-se o problema que será o centro da pesquisa. Após a definação do problema, é realizada a coleta dos dados, ou seja, é dado o início à coleta das informações numéricas necessárias à descrição do problema.