1 – Articulação da Cabeça da Costela – é uma articulação plana formada pela articulação da cabeça da costela com o corpo vertebral das vértebras torácicas.
As diagonais de flexão e extensão de cabeça e pescoço são: - Flexão com flexão lateral para a direita e rotação para a direita; extensão com flexão lateral para a esquerda e rotação para a esquerda.
A coluna vertebral atua como uma haste flexível e resistente, que permite mobilidade, protege a medula espinal, suporta a cabeça e serve como ponto de fixação para as costelas, cíngulo dos membros inferiores e músculos. ... A segunda vértebra cervical pode também ser chamada de áxis.
Devido à sua curvatura geral em forma de S, a coluna é resistente: ajuda a manter o equilíbrio na posição vertical, absorve vibrações ao caminhar e protege os corpos vertebrais de fraturas. A coluna vertebral de um adulto geralmente consiste em 33 vértebras, de cima para baixo: 7 vértebras cervicais.
A coluna vertebral pode apresentar três tipos principais de desvios, denominados escoliose, cifose e lordose sendo que, na verdade, cifose dorsal e lordose cervical e lombar, já são as curvaturas naturais do corpo, ou seja, quando há um desvio excessivo, estas duas ganham os nomes de hipercifose e hiperlordose.