Polo de educação a distância, ou polo de apoio presencial, é o local devidamente credenciado pelo MEC, no país ou no exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância.
A polarização ainda pode ser caracterizada como uma ação realizada com o intuito de concentrar a atenção ou a atividade em dois extremos opostos. Esta ação se realiza na existência de grupos que possuam interesses ou atividades já alinhados entre si.
Temos 2 principais tipo de polarização:
A polarização pode ser entendida como o processo de “filtrar” ondas, no qual elas são selecionadas de acordo com sua direção de vibração, após passarem por um material que serve como filtro, denominado de polarizador.
A polarização elétrica ocorre quando na matéria que se encontra situada no interior de um campo elétrico (por exemplo, no interior de um condensador plano), os eletrões da superfície, relativamente aos núcleos atómicos, se deslocam em todo o corpo. Produzem-se assim deslocações de carga e a substância fica polarizada.
A polarização da luz ocorre quando a luz natural, que antes se propagava em todos os planos, passa a se propagar em um único plano. As fontes luminosas geralmente emitem luzes formadas por ondas eletromagnéticas que vibram em várias direções, nessas há sempre um plano perpendicular para cada raio de onda luminosa.
luz polarizadaé aquela que varia em apenas um plano. Alguns exemplos são uma lente polarizadora ou um prisma de Nicol. Essa luz polarizada é usada para estudar a atividade óptica dos compostos orgânicos.
Polarização de cargas num condutor. Enquanto esta separação de cargas permanecer, a esfera adquire configuração de um "dipolo elétrico" (cargas positivas e negativas concentradas em regiões opostas). A este fenômeno dá-se o nome de "polarização" de cargas .
A água possui capacidade de polarização, pois possui concentração de extremos opostos. ... Para realizar a polarização, a água realiza uma ligação covalente, fazendo que se tenha uma interação, de forma que o átomo de oxigênio atraia de maneira mais intensa os elétrons de hidrogênio.
Não é possível eletrizar um isolante pela polarização, pois o processo de polarização não corresponde a um fenômeno de eletrificação. Devido ao fato de não acontecer a transferência entre cargas eletrizadas.
Resposta. O tipo de eletrização por contato utiliza os elétrons livres presentes na superfície dos materiais que sofrem esse processo. Como os isolantes não possuem elétrons livres, não é possível que eles fiquem eletrizados.
Resposta. Resposta: Porque não podemos eletrizar dois condutores por atrito já que eles ficarão com o mesmo módulo, porém, de sinais opostos e acabarão se neutralizando não possuindo assim uma carga negativa ou positiva.
A eletrização por contacto ocorre quando dois condutores - um eletrizado e outro neutro, por exemplo - forem colocados em contacto físico entre si; através do contato os "elétrons livres" se encarregam de conduzir e redistribuir as cargas nos dois condutores.
A eletrização por contato Aproxima-se o condutor positivo do condutor neutro até que ocorra o contato entre eles. Quando isso acontece, haverá uma transferência de elétrons do corpo neutro para o corpo carregado positivamente.
Processos de eletrização são fenômenos em que elétrons são transferidos de um corpo para outro em virtude de uma diferença na quantidade de cargas elétricas existente entre dois ou mais corpos, ou, ainda, pela aquisição de energia advinda do atrito entre corpos.
Resposta. Um corpo pode adquirir carga elétrica por atrito, indução ou contato. Por atrito se baseia em atritar dois corpos, deixando ambos eletrizados porém com cargas opostas. Por indução se utiliza a atração de cargas e o aterramento.
Resposta: Isso ocorre porque quando você atritou o pente no seu cabelo, houve uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que deixou o pente carregado eletricamente. Ao aproximar esse pente dos pedaços de papel, que são neutros, eles serão atraídos.
Quando passamos o pente nos cabelos, pode ocorrer eletrização. A insistência no atrito do pente, quando houver eletrização, fará os fios de cabelo se repelirem e, dessa forma, o cabelo ficará armado.
O nome do processo é eletrização por atrito. Ao atritarmos o canudo com o papel toalha, assumindo que ambos estavam neutros originalmente, os elétrons se agitarão e os objetos irão polarizar, e cada qual ficará eletrizado positivamente ou negativamente, se atraindo.
O que ocorre com o pente e com o cabelo? Ambos se eletrizam positivamente; Ambos se eletrizam negativamente; Apenas o pente fica eletrizado; Apenas o o cabelo fica eletrizado; Um deles ficará positivo e outro negativo. 3 Solução 05 Como o pente plástico é atritado no cabelo, eles se eletrizarão por atrito.
Resposta. Explicação: Quando uma pessoa penteia seu cabelo com um pente, ocorre eletrização por atrito. Sendo assim, um deles fica carregado positivamente e o outro, negativamente.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Quando partículas estão eletrizadas com cargas de sinais iguais, se repelem. Quando dois corpos inicialmente neutros são atritados, se eletrizam e, em virtude do atrito ocasionado, um corpo ficará com carga positiva e o outro com carga negativa.
Quando você se penteia o atrito eletriza os cabelos e o pente. Explique porque, nestas condições, os fios de cabelo ficam arrepiados. Exercício 3: Ao descer por um escorregador de plástico, os cabelos compridos de uma menina ficam arrepiados.