Significado de Morfo elemento de composição Exprime a ideia de forma: morfografia, morfologia.MorfoMor.fo. Etimologia (origem da palavra morfo). Do grego mórphos.
Significado de Mofo substantivo masculino Nome dado aos fungos responsáveis pela decomposição de alimentos ou de outros produtos, que se formam geralmente em lugares úmidos, com falta de ventilação ou em espaços fechados. Cheiro característico do que está muito úmido; bafio. Etimologia (origem da palavra mofo).
adjetivo Que tem mofo, fungo responsável pela decomposição de alimentos, ou de outros produtos, geralmente formado em lugares com excesso de umidade e falta de ventilação. [Figurado] Que não está na moda; antiquado: pensamento mofado. Que é alvo de mofa, de zoação, de zombaria; zoado, zombado.
Diferente do que a maioria pensa, o mofo e o bolor não são exatamente a mesma coisa. Os dois são causados por fungos, mas enquanto o bolor apenas infecta os objetos, o mofo corrói o material afetado. O primeiro, em relevo, fica em tonalidade acinzentada e pode ser facilmente removido com pano úmido.
O mofo é um conjunto de filamentos de células (hifas) que se desenvolvem por meio dos esporos (unidades de reprodução dos fungos), que se projetam no ambiente através das manchas pretas nas superfícies úmidas das paredes e tetos.
Para preparar a solução, basta misturar 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.
Esse problema (o mofo) acontece por ter motivos: Forneamento muito rápido - quando resta muita umidade no miolo do pão facilitando o desenvolvimento do mofo; ... Armazenamento - deve - se respeitar o ambiente ideal de armazenamento de cada produto, assim dificultamos o desenvolvimento do mofo.
Os principais fatores que favorecem o desenvolvimento dos fungos são a umidade dos pães, o fatiamento deste, o empacotamento do pão ainda quente e/ou o seu armazenamento do pão em ambiente úmido, com temperatura elevada.
Para o pão de forma, por exemplo, a melhor forma de armazenar é manter ele na embalagem original, bem fechado e guardado em local fresco. Após aberto é recomendado três dias para o consumo, mas pode durar até uma semana sem ressecar ou embolorar se devidamente guardado.
Armazenamento: A melhor forma sem duvida é colocar depois de frio os pães em sacos plásticos do tipo zip bem fechados, guardar em local fresco e seco, ele ficara macio por 3 dias. Congelamento: Envolva cada pão individualmente em plastico filme e congele.
Quais são os benefícios do fermento natural
Principais diferenças da fermentação natural para o fermento biológico. Não tem como comparar um pão com fermento comercial e outro com a fermentação natural. ... Já a fermentação natural demora mais tempo. A massa pode levar até 8 horas para ir ao forno.
Pães de fermentação natural são assados no forno a lenha e os demais, no elétrico. O mais vendido é o rústico, a R$ 26 o quilo, mas há versões de nozes e de azeitonas (R$ 35 o quilo).
A fermentação possui vantagens, como: Digestão pode ser extracelular; Pode ocorrer em biomoléculas complexas, como os polissacarídeos; Pode ser feita em restos da digestão de outros seres vivos.
A fermentação longa é um processo que pode utilizar fermento natural, biológico ou até ambos, caso desejar. ... Isso significa que, como o nome sugere, o fermento fica mais tempo agindo para que a fermentação longa ocorra e os compostos característicos de um pão artesanal sejam sintetizados.