Os metais ou materiais pirofóricos, são aqueles mais propensos a um início de combustão espontânea, quando fundidos em contato com água. Acontece também se relacionado com bastante umidade — até com o ar — e se a temperatura de ambos estiverem menor que a temperatura ambiente, causam fogo.
Cód.: REVD00168a. Extintor de incêndio portátil novo com carga de pó químico para combate em princípio de incêndio CLASSE D (metais pirofóricos como Sódio, Magnésio, Bário, Cálcio, Potássio, Alumínio, Zinco, Titânio e Zircônio), exceto LÍTIO.
Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os seguintes métodos de extinção: extinção por retirada do material, por abafamento, por resfriamento e extinção química. Este método consiste na diminuição ou impedimento do contato de oxigênio com o combustível.
Os veículos obrigados a utilizar extintor e aqueles que utilizarem por opção, a partir do dia 1º de outubro de 2015 deverão utilizar extintores de incêndio com carga de pó ABC.
Os modelos mais confiáveis do mercado são:
II- EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2) É empregado para extinguir PEQUENOS focos de fogo em líquidos inflamaveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).
BC: Este tipo de extintor de incêndio é utilizado para o combate de fogo em líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Geralmente, os extintores desse tipo utilizam um pó branco a base de bicarbonato de sódio para cessar o incêndio.
Como usar o extintor