Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
O mundo está mudando, se tornando mais complexo, cheio de vozes, de diferentes possibilidades de vivê-lo – principalmente no campo das identidades de gênero. Sabemos que sempre foi pouco dividir a humanidade simplesmente em homens e mulheres.
Muitas pessoas usam o termo mais amplo “não binário” para descrever essas identidades. Pessoa cuja identidade de gênero se alinha ao que foi atribuído a ela no nascimento. Alguém que não se identifica como transgênero. Cisgênero é um termo que foi cunhado para poder diferenciar pessoas trans de pessoas não trans.
Para o líder religioso, a 'ideologia de gênero' é um ataque contra a criação de Deus, contra o homem e a mulher'. O papa Francisco criticou a "teoria do gênero" em um livro-entrevista publicado na Itália nesta terça-feira (11). ... É o ataque contra a diferença, contra a criação de Deus, contra o homem e a mulher".
“Ideologia de gênero não existe. Seria uma ideia de que escolas estariam tentando transformar as pessoas em gays. As pessoas não viram gays", afirma. Segundo Costin, a Base Nacional Comum Curricular do MEC não menciona a identidade de gênero, mas também não a proíbe.
A ideologia de gênero não existe, ela é uma fantasia criada para confundir o povo e diminuir direitos dos trabalhadores e trabalhadores. Ninguém muda o sexo de ninguém.
A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das ideias. Posteriormente, concluíram que esta palavra ganharia um sentido novo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade".
Em A Ideologia Alemã (1846), o conceito de ideologia parece como equivalente a ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as ideias aparecem como motor da vida real. ... É comum a tentativa dessa universalização das ideias da classe dominante através da mídia.
O senso comum entende a ideologia como um simples conjunto de ideias ou uma idealização sobre algo. ... Podemos conceituar ideologia de duas formas: a visão clássica e a visão crítica.
No mesmo período histórico, Karl Marx cunhou uma conceituação crítica do termo ideologia, designando-o como uma falsa consciência sistematizada da realidade social, política e econômica, cujo objetivo é perpetuar a dominação da classe burguesa sobre trabalhadores por meio do falseamento da realidade. ...
Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a humanidade, a liberdade, a igualdade, a nação, ou o Estado.” ( ...
Ao contrário de enfatizar-lhe o lado “negativo” ou defini-la como falsa consciência, “mascaradora” da realidade social, Gramsci afirma ser a ideologia uma concepção de mundo definidora e constituidora do real.
', de autoria do italiano Antonio Gramsci, que morreu em 1937. E que se tornou a principal referência para o projeto de educação que se dedica a combater – e superar – essa tal dualidade: a chamada Escola Unitária. “Trata-se de um projeto de escola que busca promover uma educação a mais inteira possível.
Ales, Itália